Tecoma heptaphylla (Ipê roxo)

        Árvore de axcepcional apresentação decorativa, tanto no estado pré-floral como em plena floração. Presta-se para a arborização principalmente das grandes avenidas, parques e jardins.

Serviço Florestal

        Em 1932, o Serviço Florestal do Brasil, órgão extinto do Ministério da Agricultura, imprimiu o primeiro volume do "Álbum Florístico", com o intuito de evidenciar o aspecto decorativo e ornamental das nossas principais essências florestais.

        Em 1940, sob a diretoria de F. de Assis Iglesias foi feita a 2/e desta obra, ampliada, tanto no número de estampas como no texto e nas descrições botânicas. Este trabalho contou com a colaboração dos biologistas João Geraldo Kuhlmann e A.C.Brade, e do agrônomo silvicultor Djalma Guilherme de Almeida. O principal pintor desta obra foi P. Vaccari com imagens de 1930-1932 e alguns desenhos de 1930 do Príncipe P. Gagarin.

        Em 1945, sob a diretoria de João A. Falcão apareceu o terceiro álbum com imagens de 1941 do pintor Paula Fonseca. Esta obra contou também com a presença do naturalista J.G. Kuhlmann, do agrônomo silvicultor Djalma Guilherme de Almeida e do desenhista Newton Leal.

OBS: Somos gratos à Lúcia Elande, chefe do CENAGRI órgão responsável pela preservação da memória agrícola do Brasil pela ajuda nos tramites de autorização relativo a direitos autorais pertencentes ao Serviço Florestal do Ministério da Agricultura.


O Pintor do Sol

        João Baptista de Paula Fonseca (1889-1960) foi aluno de Baptista da Costa no curso livre da Escola Nacional de Belas Artes.
        Conquistou vários prêmios no salão, destacando-se o de viagem à Europa, em 1923. Ocupou-se exclusivamente da paisagem e é considerado pelo seu colorido vibrante o "Pintor do sol".
        Percorria os recantos da cidade, à procura de temas interessantes para suas pinturas, onde encontramos várias árvores e casarões coloniais, pintou muito no Rio, Petrópolis e ilha do Governador, em viagem pelo Brasil, fixou a paisagem e flora nacionais, notadamente de Minas Gerais e Espírito Santo.
        Discípulo dos mais destacados de Baptista da Costa, o mestre inconfundível de toda uma fração de paisagistas, Paula Fonseca tem já um nome bem premiado na arte brasileira.

Fonte: Francisco Acquarone e A. de Queiroz Vieira, in Primores da pintura no Brasil - 1º volume - 3ª

P-Vaccari e Príncipe P.Gagarin

Pintores extraordinários que trabalharam no Serviço Florestal na década de 1930.Infelizmente não encontramos referências a estes 2 pintores em lugar nenhum. Ficaríamos grato se alguém pudesse nos dar qualquer informação sobre eles.

[Rio Localizado] [Serras] [Gávea] [Ipê] [Amazônia]

[Árvores]