Há muitos FDC que são verdadeiras obras de arte

Não só os correios mas também os particulares gostam de confeccionar os seus próprios envelopes, alguns deles até pintado a mão, o que o caracteriza como peça única.
Chamo de FDC (first day cover) a peça filatélica constituída de 3 elementos : envelope com etiqueta ou desenho (cachet), selo e carimbo de primeiro dia ou comemorativo, ou ambos, de preferência em concordância, podendo estar circulado ou não. Para mim, e muita gente discorda da minha teoria, quando o envelope não tem nenhuma decoração, trata-se de um FDC de segunda categoria. Quando não está circulado tem , para os jurados FIP, um valor muito baixo de pontuação, seja porque muitos são de origem privada, seja porque carregam obliterações de favor, isto é, colocado sem que a carta tenha circulado. Para mim, o que interessa é beleza e para os jurados é circulação.
Segundo Ana Lúcia e Giorgio da filatélica Penny Black de São Paulo, o FDC é uma peça filatélica que enfeita a coleção com a sua beleza. O FDC, além de enriquecer a coleção de selos por país ou por temas, quebra a monotonia. É aquilo que costumamos chamar de peça de efeito pois chama a atenção e mostra um selo comum de uma forma totalmente diversa, com mais detalhes e explicações devido a decoração impressa no envelope.
Mesmo tendo selo e carimbo, os FDC, apesar da similitude, não tem nada haver com os Máximos Postais , sendo que a maximafilia tem o seu regulamento e os FDC não tem regras definidas.
Segundo o catalogo RHM O primeiro FDC brasileiro oficial foi o da Oitava bienal de São Paulo de setembro de 1965. Passaram-se 7 anos para o correio emitir o segundo de maio de 1972 referente aos Recursos Minerais. Segundo o catalogo português, o primeiro fdc de lá é o do 16º Congresso Internacional de Historia da Arte, de dezembro de 1949.
Tem muita coisa sobe FDC na internet, mas recomendamos dar uma olhada na www.filatelicamente.online.pt/r110/artigo_html, onde também há uma vasta bibliografia sobre este assunto.


FDC
(First Day Cover)


[Cultura] [Mapa do Site] [Seminários]