Pritomnost Ceské Republiky v Brazílii
(Ceskoslovenský Pavilon na Expozici 1922)

 
       V roce 1822 se Brazílie stala nezávislou od Portugalska a vyhlásila republiku. Dne 7. zárí, roku 1922, prezident Epitácio Pessoa, uprostred festivalu, ve kterém se oslavovalo první století nezavislosti , otevrel oficiálne mezinárodní Výstavu v Rio de Janeiru, která mela navnadit libry a dolary do Brazílie. Byly postaveny monumentální budovy, v nichz se shromázdily stánky zé 14ti zemí a zé vsech brazilských státu, situované vê dvou místech, prodlouzených od paláce Monroe az pó Trh na námestí XV ( = Mercado da Praça XV), kde se nacházely ukázky hlavních brazilských výrobku. V noci po "Te Deum Laudamus" svecená v metropolitní katedrále vsechny paláce a lode v prístavu osvítily výstavu nesmírnou svetelností jasu a krásy. Pres reproduktory byla primo z Mestského Divadla prenásena opera "O Guarani" od Carlose Gomese. Nádherné umelecké dílo, exposice 1922, okráslila hlavní mesto pó 7 mesícu, az do 23.brezna 1923. Výstavy se zucastnily následujicí zeme: Argentýna, Spojené Státy Americké, Belgie, Dánsko, Francie, Anglie, Itálie, Mexiko, Japonsko, Norsko, Svédsko, Portugalsko a Ceskoslovensko.
        Ceskoslovenský Pavilon, jeden z nejkrásnejsích, byl projektován architekty Josefem Pytlíkem a Pavlem Janákem, profesory Akademie Umení v Praze. Pavilon se vyjímal pro své linie a externí exotickou dekoraci. Jrho strecha dovolovala prírodní osvetlení, ponevadz byla sklenená. Pozdeji, kdyz darován brazilské vláde, slouzil jako sídlo prukopnickému radiu Spolecnost.

FONTE: Nosso Século n.26, Abril Cultural



A PRESENÇA DA REPÚBLICA TCHECA NO BRASIL
(Pavilhão da Tchecoslováquia na Exposição de 1922)

         No ano de 1822, o Brasil deixava de ser colônia de Portugal e proclamava a República. No dia 7 de setembro de 1922, o presidente Epitácio Pessoa, em meio a um festival de comemorações ao centenário da Independência, inaugurou, oficialmente, a Exposição Internacional do Rio de Janeiro, que visava atrair libras e dólares para o Brasil. Prédios monumentais,para abrigar stands de 14 países e de todos os estados brasileiros, foram construídos em duas áreas contíguas, que se estenderam do Palácio Monroe ao Mercado da Praça XV e que abrigaram as mostras dos principais produtos brasileiros.
        Nesta noite, após o "Te Deum Laudamus" celebrada na catedral Metropolitana, todos os Palácios da Exposição e os navios ancorados no porto iluminaram a mostra num imenso clarão de esplendor e beleza. Pelos altos falantes da exposição foi transmitida, diretamente do Teatro Municipal, a ópera "O Guarani" de Carlos Gomes. Portentosa obra de arte, a exposição de 22 enfeitou a capital por 7 meses, até 23 de março de 1923.
        Foram os seguintes países, que participaram desta exposição: Argentina, América do Norte, Bélgica, Dinamarca, França, Inglaterra, Itália, México, Japão, Portugal , Noruega, Suécia e Tchecoslováquia.
        O pavilhão da Tcheco-Eslovaquia, um dos mais belos da mostra, foi projetado pelos arquitetos Josef Pytlik e Pavel Janak, professores da Academia de Belas Artes de Praga. O pavilhão se destacava por suas linhas e decorações externas exóticas. Sua cobertura permitia iluminação natural, por ser de vidro. Depois de doado ao governo brasileiro serviu de sede, durante muitos anos, da pioneira Radio Sociedade. (BOD/EB)

FONTE: Nosso Século n.26, Abril Cultural


[Rio Antigo]
[Brasil Antigo]

[home]