Exposição: Recordando Portugal em Antigos Bilhetes Postais

Coleção: Klaus W. Gruner

 

Painel 8

 


1. Immaculatus Suml (Conselheiro e Ministro do Reino – Luciano Cordeiro).
2. A degolação dos inocentes. (Juiz Conselheiro Francisco Mari da Veiga).
3. Pae dos Guttemberg(Dr.Teófilo Braga).
4. Cambios e Loterias (Pereira de Miranda).
5. Affonso, o arreda da republica.(Dr.Afonso Costa).
6. Ministro pelos cabellos...do médico.(Moreira Junior)
7. Topa a tudo.(Banqueiro Henrique Burnay).
8. Pela Patria e pela República e...pelas(Loiras).(Dr.Jaime de Magalhães Lima).
9. Rigolos na terra dos (gatos). (Fialho de Almeida).
10. Danton na tribuna e nas fileiras.(Dr.Antonio José de Almeida).
11. Allons enfant de la patrie. (Dr.Manuel de Arriago).
12. Restos mortaes dos Fontes. (Conselheiro Dr.Hintze Ribeiro).
13. Conselheiro...da republica. (Dr.Bernardino Machado).
14. Albergue. (O Rei D.Carlos).
15. O Vendedor dos vencidos...da vida.(Marquês de Soveral).
16. Cylindro da política.(José Maria Alpoim).
17. Oração de... Frei Diabo.(Guerra Junqueiro).
18. Franco...falso.(Conselhiro Dr. João Franco).
19. 7 côres, 7 instrumentos, 7 peccados, 7! (Dias Ferreira).
20. Trombeta de Jericó.(Mariano de Carvalho).

 

CARICATURAS POLITICAS DE ALFREDO CANDIDO


        “No Rio de Janeiro estreei-me no Portugal Moderno e d’ahi por diante, uma caricatura representou sempre uma ameaça e uma espera; d’uma vez, foram suspensos tres jornais e eu estive quase a ser também definitivamente suspenso. Colaborei em quase todas as publicações do Rio e de S.Paulo, desde a Cidade do Rio de José do Patrocínio até as capas da primeira fse do Malho. Fui fundador do Teatro, d’alguns outros como a vida dasrosas de         Malherbe, e da Larva, irreverente e feroz como o ruído d’uma cascavel.”

Foi assim que Alfredo Cândido (1879-1960), nascido nas “verdes margens do Lima”, se apresentou aos leitores na sua auto-biografia humorísica, referindo em especial a estadia no Brasil (Salão dos Humoristas Portugueses> 2. Exposição, Lisboa, 1913).
        Para A Editora, Alfredo Cândido desenhou em 1906 uma série de caricaturas políticas, na linha dos seus trabalhos. Humor, crítica mordaz, sátira, traços incisivos da personalidade retratada, simbologia alusiva, legendagem, caracterizam o universo da caricatura de Alfredo Cândido. O autor podia gabar-se de os políticos o perseguirem, de o ameaçarem de prisão, de suspenderem a publicação dos periódicos onde colaborava. Mas como dizia Andre Brun, “foram os próprios humoristas que se impuseram com o tempo ao espírito das assembléias inteligentes” (1913). Cada postal tem por isso uma história que não cabe na certa apresentação do assunto. Remete-nos para a história política dos últimos anos da monarquia constitucional em Portugal, sobretudo desde o rescaldo das Conferências Democráticas do Casino (1871) e da acção cívica e cultural dos Vencidos da Vida (ver postal do Marquês de Soveral) até a crise da monarquia (com o franquismo de João Franco) e do recrudescimento da actividade política do Partido Republicano Português, fundado em 1875.
(Marcelo del Cima)


POLITICAL CARTOONS BY ALFREDO CANDIDO

        “I started my career in Rio de Janeiro at the Portugal Moderno, and from them on a cartoon always represented a threat and na expectation; once three newspapers were suspended and I was also at risk of being permanently suspended. I contributed to almost every publication in Rio and São Paulo, from José do Patrocínio’s A Cidade do Rio de Janeiro to the front pages of O Matho’s first phase. I was the founder of O Teatro, and other publications such as Malherbe’s Life of the roses and Larva, which was as irreverent and fierce as the sound of a rastlesnake.”
         That was how Alfredo Candido (1879-1960), born on the banks of the “Lima”, introduced himself to his readers in his humorous auto-biography in which he makes a special reference to his stay in Brazil, (The Salon of Portuguese Cartoonists: 2nd Exposition, Lisbon, 1913).
        Alfredo Candido drew, for A Editora in 1906, a series of political cartoons quite in the vein of his works. The humour, witty criticism, satire, incisive personality traits of the person being portrayed, the allusive symbology and captions, all characterize the cartoon universe of Alfredo Candido.
        The author could price himself of being politically persecuted, of being threatened with prison and of the threat of suspension of publication of the papers to which he contributed. Bu as André Brun said: “It was the cartoonists themselves who won their way with the passing of time upon the spirit of intelligent assemblies (1913). Each postcard has therefore, a history that does no fit in the ideal presentation of the subject. Which sends us back to the political history of the constitutional monarchy in Portugal, mainly the times since the disillusionment of the Democratic Conference of Casino (1871) and the civic and cultural actions of the Defeated in Life (note Marquês de Soveral postcard) until the crisis of the monarchy (with João Franco’s Franchism) as well as the renewal of the political activities of the Portuguese Republican Party, which was founded in 1875.

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