PAINEL 10


4

1. D.AFONSO VI, de D.João da Camara (2º ato). Rosa Damasceno como a Rainha Maria Francisca Isabel de Saboia. Teatro D.Maria II, Lisboa. Ed. 1905. Clichê Babone.
2. CEIA DOS CARDEAIS, de Julio Dantas. João Rosa como Cardeal Gonzaga, Eduardo Brasao como Cardeal Rafo e Augusto Rosa como Cardeal Montmorency. Teatro D.Amelia, de Lisboa, 1902. Ed.1903.
3. L' AIGLON, de Rostand (2º ato). Sarah Bernhardt como o Duque de Reichstadt. Theatre Sarah Bernhardt, Paris. 1900.
4. THEODORA, de Sardou. Sarah Bernhardt como Theodora e Pierre Magnier como Andreas. Theatre Sarah Bernhardt, 1902.
5. L'AFFAIRE DES POISONS, de Sardou (2º ato). Gilda Darthy como Madame de Montespan. Theatre de la Porte Saint-Martin, Paris, 1907.
6. FAUST, de Goethe. George Alexander como Faust. Fot.Barraud (Londres), Circa 1888. Ed.Circa 1904.
7. OTHELLO, de Shakespeare. Lewis Waller como Othelo e Evelyn Millard como Desdemona. Imperial Theatre, Londres, 1906.
8. ROMEO AND JULIET, de Shakespeare. Phyllis Neilson-Terry como Juliet e Vernon Steel como Romeo. Londres, c. 1911.
9. ROMANCE, de Edward Sheldon. Com Doris Keane e Owen Nates. Lyric Theatre, Londres, 1915.
10. KABALE UND LIEBE (Intrigue and Love), de Schiller. (3º ato). Berlim, 1904.
11. DIE RAUBER (the Robbers), de Schiller. (2º ato). Berlim, 1904.
12. WALLENSTEINS TOD, de Schiller. (1º ato). Berlim, 1904.
13. L'ASYLE DE NUIT, de Gorky. A .P. Bondirev como Kletsch. Theatre Artistique de Moscou. C.1920.
14. LE JARDIN DES CERISES, de Tchekchow. Alla Tarassova como Ania. Theatre Artistique de Moscou. C.1920.
15. LE TZAR FEODOR IOANNOVITCH, de Conte A . Tolstoi. N.A . Roumiantzev como Le Dapifer. Theatre Artistique de Moscou. C. 1920.

PEÇAS TEATRAIS

        Além de ter registrado com frequência os mais célebres atores europeus da virada do século, caracterizados ou não dos personagens centrais das peças de seus repertórios, o cartão-postal fixou também numerosas cenas e representações teatrais. Assim, as mais aplaudidas obras de então, levadas nos mais diversos palcos e países, tiveram parcialmente ou quase integralmente, seus atos, cenários e figurinos reproduzidos em séries. Em particular as criações recriações marcantes do teatro, que se verificaram nesse período, bem como os maiores êxitos de grandes carreiras e companhias internacionais, mereceram atenção maior. Evidentemente algumas dessas peças teatrais, que caracterizaram uma época, já foram esquecidas e não sobressairiam mais entre outras que alcançaram a universalidade, ou que foram produzidas no correr do tempo.
        Na França, a grande Sarah Bernhardt, por exemplo, teve seus sucessos amplamente registrados em várias edições. Em Portugal, as obras interpretadas pela Companhia Rosas & Brasao, formada fundamentalmente pelos irmãos João e Augusto Rosa, por Eduardo Brasão e Rosa Damasceno, foram motivo de numerosos postais.


THEATRE PLAYS

        Besides having frequently registered the most famous European actors from the turn of the century, whether made-up or not, as the main characters of the plays in their repertoires, the postcard showed also several scenes and theatrical performances. Thus, the most popular works of the time, played on the most varied stages and countries, had their acts, sceneries and costumes partialy or almost totally reproduced in series. A greater attention was particularly awarded to the marked creations and re-creations of the theatre that took place during this period, as well as to the greater hits of successful careers and international companies. Evidently some of those theatrical pieces that characterize a certain period, have been forgotten, and would not stand out among others that reached universality or were produced as time went by.
        In France, for instance, the great Sarah Bernhardt had her success widely registered through several editions. In Portugal, the works interpreted by the Rosas and Brasão Company, basically formed by the brothers João and Augusto Rosa and Eduardo Brasão and Rosa Damasceno, were the source of numerous postcards.

        
<< painel anterior
[Painéis]
painel seguinte >>