|
PAINEL
10
![]() 4 1. D.AFONSO VI, de D.João da Camara (2º ato). Rosa Damasceno como a Rainha Maria Francisca Isabel de Saboia. Teatro D.Maria II, Lisboa. Ed. 1905. Clichê Babone. 2. CEIA DOS CARDEAIS, de Julio Dantas. João Rosa como Cardeal Gonzaga, Eduardo Brasao como Cardeal Rafo e Augusto Rosa como Cardeal Montmorency. Teatro D.Amelia, de Lisboa, 1902. Ed.1903. 3. L' AIGLON, de Rostand (2º ato). Sarah Bernhardt como o Duque de Reichstadt. Theatre Sarah Bernhardt, Paris. 1900. 4. THEODORA, de Sardou. Sarah Bernhardt como Theodora e Pierre Magnier como Andreas. Theatre Sarah Bernhardt, 1902. 5. L'AFFAIRE DES POISONS, de Sardou (2º ato). Gilda Darthy como Madame de Montespan. Theatre de la Porte Saint-Martin, Paris, 1907. 6. FAUST, de Goethe. George Alexander como Faust. Fot.Barraud (Londres), Circa 1888. Ed.Circa 1904. 7. OTHELLO, de Shakespeare. Lewis Waller como Othelo e Evelyn Millard como Desdemona. Imperial Theatre, Londres, 1906. 8. ROMEO AND JULIET, de Shakespeare. Phyllis Neilson-Terry como Juliet e Vernon Steel como Romeo. Londres, c. 1911. 9. ROMANCE, de Edward Sheldon. Com Doris Keane e Owen Nates. Lyric Theatre, Londres, 1915. 10. KABALE UND LIEBE (Intrigue and Love), de Schiller. (3º ato). Berlim, 1904. 11. DIE RAUBER (the Robbers), de Schiller. (2º ato). Berlim, 1904. 12. WALLENSTEINS TOD, de Schiller. (1º ato). Berlim, 1904. 13. L'ASYLE DE NUIT, de Gorky. A .P. Bondirev como Kletsch. Theatre Artistique de Moscou. C.1920. 14. LE JARDIN DES CERISES, de Tchekchow. Alla Tarassova como Ania. Theatre Artistique de Moscou. C.1920. 15. LE TZAR FEODOR IOANNOVITCH, de Conte A . Tolstoi. N.A . Roumiantzev como Le Dapifer. Theatre Artistique de Moscou. C. 1920. |
PEÇAS TEATRAIS Além
de ter registrado com frequência os mais célebres atores
europeus da virada do século, caracterizados ou não dos
personagens centrais das peças de seus repertórios, o cartão-postal
fixou também numerosas cenas e representações teatrais.
Assim, as mais aplaudidas obras de então, levadas nos mais diversos
palcos e países, tiveram parcialmente ou quase integralmente, seus
atos, cenários e figurinos reproduzidos em séries. Em particular
as criações recriações marcantes do teatro,
que se verificaram nesse período, bem como os maiores êxitos
de grandes carreiras e companhias internacionais, mereceram atenção
maior. Evidentemente algumas dessas peças teatrais, que caracterizaram
uma época, já foram esquecidas e não sobressairiam
mais entre outras que alcançaram a universalidade, ou que foram
produzidas no correr do tempo.
Besides
having frequently registered the most famous European actors from the
turn of the century, whether made-up or not, as the main characters of
the plays in their repertoires, the postcard showed also several scenes
and theatrical performances. Thus, the most popular works of the time,
played on the most varied stages and countries, had their acts, sceneries
and costumes partialy or almost totally reproduced in series. A greater
attention was particularly awarded to the marked creations and re-creations
of the theatre that took place during this period, as well as to the greater
hits of successful careers and international companies. Evidently some
of those theatrical pieces that characterize a certain period, have been
forgotten, and would not stand out among others that reached universality
or were produced as time went by. |