Uva

A parreira, a planta que produz a uva, é cultivada desde as épocas mais remotas. Na antiguidade, seu cultivo foi tão importante na Ásia menor e na Grécia, que originou o mito de um deus específico: Dionisio. A fruta compõe-se de vários bagos, que variam de tamanhosegundo a espécie. Cada bago tem uma camada fina que envolve a polpa e as semente.

A cor também varia conforme o tipo : há uva com diferentes tonalidades de amarelo, de verde, de rosa, de roxo e até mesmo de preto.

No Brasil, especialmente nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, são cultivadas algumas variedades de uva, como a niágara-rosada (a mais consumida), a niágara-branca, a moscatel comum, a moscatel de hamburgo, a moscatel rosada e a uva itália. Entre as variedades importadas (geralmente da Argentina e do Chile), destacam-se a niágara roxa, a moscatel chilena e a chilena sem semente.

A uva é uma fruta altamente energética por ser rica em carboidratos, apresentando também pequenas quantidades de vitaminas do Complexo B e vitamina C.

As uvas podem ser consumidas ao natural, como sobremesa ou no lanche, acompanhadas ou não de outras frutas. As de qualidade inferiror podem ser aproveitadas no preparo de doces, geléias, tortas, bolos, cremes, pudins eponches.

Mais a principal forma de aproveitamento da uva é o Vinho ,este que é considerado a mais antiga , louvada e complexa bebida criada pelo homen. O que acontece do plantio da vinha até que se desarrolhe uma garrafa de bom vinho e sinta-se todo o prazer que ela é capaz de proporcionar, é uma longa cadeia de atividades e passos , alguns deles extremamente elaborados e requintados.




Usos medicinais:

• As uvas passas são eficazes contra a tosse crônica e desinterias. Zumbido dos ouvidos, insônia e outras afecções de caráter nervoso também desaparecem depois de se ingerir regularmente as uvas passas, devido ao seu poder calmante.
• As folhas de uva, secas e trituradas e aplicadas em compressas, aliviam dores de cabeça, inflamações e sensações de ardor de estômago. Tomadas em forma de chá, elas aliviam sintomas de menopausa, combatem acnes (espinhas) e hemorragias.
• Pela sua quantidade de água e sais minerais, ela ativa os rins aumentando a eliminação de urina. Além de suave laxante, essa fruta atua contra várias enfermidades do intestino, do intestino, fígado, abdome, vômitos e amargo da boca, além de estimular as funções cardíacas
• As cascas das uvas contêm um pigmento vegetal que regula os níveis de colesterol no sangue.

Curiosidades

• A videira selvagem já era conhecida na Idade do Gelo em toda a Europa e na Idade do Bronze já se cultivava na Grécia. Foram os Fenícios que dinfundiram a videira pelos países mediterrânicos.
• A uva pode ser considerada o fruto mais completo. É rica em açúcar e vitaminas A, B, C, sais minerais e proteínas.
• Para que a uva se conserve por mais tempo, guard em lugar fresco, de preferencia na gaveta da geladeira própria para verduras e frutas. Antes de guardar, retire os bagos estragados, para que não deteriorem os demais.

Fonte:

http://www.hortalimpa.com.br/curiosidades/uva.htm
http://www.todafruta.com.br/todafruta/institucional.asp?menu=134
http://culinaria.terra.com.br/abcint/0,,OI1806-EI149-CTU,00.html
http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/uvaorientacao.htm
Dr. Flavio Rotman, A Cultura Popular pela Comida, 17ª ed.,Editora Record, Rio de Janeiro. 1997.
Acervo do Prof. Paulo Bodmer


<< anterior

[Cesta de Frutas]