Romã

“....E ei-la exsurge a romã, fruta excelsa e opulenta
que de acesos rubis os lóculos colora
E à casca orbicular,áurea e eritrina ostenta
O ouro do entardecer e o paunásio da aurora!...”
A Sr. Gaby Coelho Neto

A árvore que dá romã é a romanzeira. Ela é um arbusto lindo, que pertence à família das Punicáceas. A Punica granatum, como é conhecida no meio científico, veio de alguns países da Ásia, talvez Irã, e de outros próximos. Os semitas chamavam esse fruto de rimmon, os árabes o conheciam como rumman e os portugueses mudaram seu nome para romão ou romã.

A romã, cujas sementes e gosto meio ácido sempre foram apreciados como fruta, vem sendo, agora, considerada também uma moderna fonte medicinal.
Cultivada na região do Mediterrâneo, Israel é um de seus grandes produtores, respondendo pela produção anual de três mil toneladas.

O romã parece uma laranja desajeitada, mais ou menos arredondada Por dentro tem muitas bagas rosadas que envolvem as sementes. O suco das bagas é docinho, docinho, e tem um sabor muito delicado e delicioso.

Para quem tem romanzeira em casa não vai faltar remédio natural feito com a casca do romã.
Tem gente que gosta de decorar o jardim com a romanzeira porque ela parece uma árvore de Natal. No final do ano, a romanzeira fica uma beleza.

A fruta contém propriedades medicinais extraordinárias. A polpa é adstringente e contém manita , ácido gálico , pelieterina, isopelieterina, grenadina e a famosa punicina , que é exatamente o principio acre da romã, além de possuir grande quantidade em tanino, célebre por sua ação antidiarréica.

A casca da raiz tem ação vermífuga; o cozimento das folhas de forma exótica, serve para lavar os olhos inflamados. A casca da fruta tem reconhecimento antidiarrpeica. todas as partes da romã podem ser utilizadas , desde a raiz até a casca , folhas . flores , polpa.

Curiosidades:

• suco de romã aumenta a longevidade
• o suco da romã combater o colesterol e os problemas cardíacos
• pode ser usada no tratamento de câncer.
• O tanino também é usado nos curtumes para ajudar a curtir as peles dos animais. Serve também para fabricar tintas.
• Quem não quer ter muito dinheiro e sorte durante todo o ano? Para alcançar esses objetivos, a tradição manda chupar doze bagas de romã no primeiro dia do ano. E mais: guardar outras doze sementinhas dentro da carteira. Durante o ano, as sementes devem ser jogadas fora, uma a cada mês.

Fonte:

http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=334&p=0
http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=11874
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2005/09/050928_pomegranatems.shtml
http://goiasnet.globo.com/educacao/pesquisando.phtm?id=43


<< anterior

[Cesta de Frutas]
próxima >>