HISTÓRIA DA FEB
Col: Raimundo Pereira e Paulo Bodmer
(textos originais extraídos dos versos das estampas)


19 - VIII - 1944

Na Hora do "rancho"

A hora do "rancho", como são conhecidos os momentos das refeições, entre os soldados, é sempre recebida com prazer. Em plena campanha, mesmo com "a cobra fumando", os nossos pracinhas recebiam com satisfação as suas refeições, graças ao impecável serviço da FEB.


O General Inverno

Um dos maiores inimigos dos nossos pracinhas, foi o frio. Os nossos soldados se referiam à ele, chamando-o General Inverno. Mesmo assim, com neve e um frio jamais imaginado, os nossos soldados se conduziram com o ardor que sempre caraterizou nossos militares. A gravura mostra alguns oficiais brasileiros treinando Sky.


8 - XI - 1944

Sir Alexander, Gal. Inglez, Comandante do XV Grupo de Exércitos

A FEB recebeu a visita honrosa de Sir Alexander, Gal. Inglez, Comandante do XV Grupo de Exércitos. Teve ocasião de ser homenageado com um almoço, pela FEB, debaixo de violento bombardeio alemão. O Gal. Alexander, teceu os maiores elogios a bravura dos comandados do Gal. Mascarenhas.


Desfile de soldados americanos e brasileiros

A gravura mostra um desfile de soldados americanos e brasileiros assistido pelos seus comandantes: Gal. Mark Clarck e Gal. Mascarenhas de Morais, famosos cabos de guerra que passarão a historia, como um exemplo de patriotismo a ser seguido pelas gerações futuras. (brasilcult)


A coragem, e o sangue frio dos brasileiros

Enfrentando os mais poderosos e modernos engenhos de guerra, por ocasião da tomada de Monte Castelo, os nossos pracinhas mostraram ao Mundo a coragem, o sangue frio e o patriotismo tão peculiares aos brasileiros e que nos foram legados por Caxias, Barroso e "outros heróis que honram a nossa historia".


Um "ninho" de metralhadoras, dos nossos pracinhas

A gravura mostra um "ninho" de metralhadoras, dos nossos pracinhas, em plena campanha, levando ao inimigo, na certeza de suas pontarias, a prova mais eloqüente de que há um povo viril nesta parte do Atlântico.
1   2   3   5   6   7
[História]