Politécnica

Hospício

Museu

mapa

Medicina

Belas Artes

Direito

Música

"Memória da Universidade"

         No Brasil, o alvará de 11 de junho de 1777 aprovou um curso de estudos literários superiores, criado pelos frades franciscanos, onde ensinavam, entre outras cadeiras, Grego, Hebraico, Retórica, História Eclesiástica, Teologia, Filosofia etc. No entanto, até quase o final do século XIX, muitos brasileiros iam se formar em Medicina, Direito e Filosofia na Universidade de Coimbra. No século XX, após a primeira guerra mundial, a Universidade do Brasil foi criada, por decreto, em 7 de setembro de 1920.
         Ao nascer, a Universidade já possuía algumas "filhas"de maior idade, a saber: a Escola de Engenharia (1792), a Faculdade de Medicina (1808), a Escola de Belas Artes (1816), o Museu Nacional (1818), a Escola de Musica (1848), a Faculdade de Direito (1891) e a Maternidade-Escola (1904).
         Conta-se, até hoje, que a Universidade do Brasil foi criada para que se pudesse dar ao Rei Alberto I, da Bélgica, herói da primeira guerra mundial, em visita oficial ao Brasil, o título de doutor honoris causa. Entretanto, quem outorgou o título foi a Faculdade de Direito, já que a recém criada Universidade não tinha ainda força institucional.(BOD)

[Politécnica]  [Hospicio]  [Museu]   [Medicina]  [Belas Artes]  [Direito]  [Música]
[Rio Antigo]  [Minerva]