Os Pássaros nos Rótulos de Cachaça

Col: Luiz Edmundo Costa

O TUCANO

O tucano encontra no seu enorme e colorido bico a impressão digital da sua espécie. A despeito do seu tamanho, que pode alcançar o comprimento do seu próprio corpo, o bico, oco e formado de estrutura óssea, não é pesado, não dificultando o vôo.

Esse pássaro não digere as sementes, sendo obrigado a cuspí-las. Essa peculiaridade torna o tucano figura importante no processo de disseminação da flora, notadamente do palmito.

Outra característica do tucano vem preocupando os biólogos. É que os tucanos são incapazes de se reproduzirem em cativeiro, tendo ocorrido apenas 12 casos em todo o mundo.

FONTES:

- LOBO, Flávia Op. cit., pg. 272/273.

- www.saudeanimal.com.br

O FALCÃO

Os falcões possuem o mais apurado sentido visual dentre todos os animais, podendo enxergar presas de dimensões modestas (como roedores) a mais de um quilômetro e meio de altura. Desta distância, os seres humanos não seriam capazes de enxergar uma motocicleta.

O falcão peregrino é o mais veloz ser vivo do planeta, podendo alcançar inacreditáveis 250 km/h.


Tem também o melhor sistema de freios da natureza. De fato, descendo a 250 km/h, o falcão pode iniciar eficazmente sua frenagem a 17 metros do solo, ou seja, a apenas 0,5 (meio) segundo antes do impacto.

O seu alto grau de domesticidade, o que possibilita treina-los para caçar a serviço do homem.

O falcão do vale, que dá nome à bebida, não existe como espécie, de maneira que a terminação “do vale” parece fazer menção à região onde se localiza o alambique responsável pela fabricação do produto.

Fontes:

- LOBO, Flávia Op. cit., pg. 120/125.

- www.globorural.globo.com

 

Os Pássaros nos Rótulos de Cachaça

Coleção:
Luiz Edmundo Costa

Texto:
Rodrigo de Mattos Garcia
Ricardo Silva Martins
Pedro Bastos Pereira
Rafael Lourenço Alcântara

 

1  3  4  5  6  7  8  9

[Rótulos]