Os Pássaros nos Rótulos de Cachaça

Col: Luiz Edmundo Costa

O TANGARÁ

Com cerca de quinze centímetros, o tangará, também chamado de dançador, caracteriza-se pelo “boné vermelho” que ornamenta a cabeça de todos os indivíduos machos. No Brasil, só podem ser encontrados no litoral de Pernambuco e Alagoas.

No rótulo, vê-se um tangará macho, que difere da fêmea pelo azul celeste que colores suas penas, valendo ressaltar que a figura carece de fidelidade, já que não apresenta a mancha vermelha em sua cabeça.

Fontes:

- LOBO, Flávia da Silveira. AVES. Artes Gráficas Gomes de Souza S.A. 1963, pg. 260.

- www.naturezaselvagem.cjb.net

- ww.centralanimal.com.br/site/passaros/ tangará

O GUAXE

Da família do corrupião, o guaxe, também conhecido como japu, é um pássaro de dimensões consideráveis, podendo atingir até cinqüenta centímetros de comprimento. Seu bico, fino e cumprido, delata sua predileção por insetos e animais de dimensões reduzidas.

No rótulo, parece estar retratado um corrupião, e não um guaxe, já que o guaxe não possui mais do que algumas penas amarelas na cauda.

Fontes:

- LOBO, Flávia Op. cit., pg. 72.

- www.feomg.com.br

O MACUCO

A espécie se distribui por todas as regiões florestais do país, sendo também conhecidas por inhambuaçu, inhambu e sororoca.

O macuco é uma ave pesada que não tem muito jeito para voar.

Devido a sua carne saborosa é caçado não só pelo homem, mas também é presa corriqueira de animais carnívoros.

Fontes:

- LOBO, Flávia da Silveira. AVES. Artes Gráficas Gomes de Souza S.A. 1963, pg. 144.

- www.eln.gov.br

A ÁGUIA

Constituem o grupo mais forte e majestoso das aves diurnas de rapina. Exímias caçadoras, alimentando-se quase sempre de animais vivos, como peixes, aves e mamíferos pequenos. (brasilcult)

Devido ao seu belo aspecto, que simboliza ferocidade, valentia e nobreza, figura como emblema de escudos na bandeira de várias nações.

O nome “Águia de Fogo” presente no rótulo não foi encontrado como nenhuma espécie, tendo recebido esta denominação, presume-se, para enfatizar a força da cachaça.

Fontes:

- Enciclopédia Britannica Barsa volume 1 página 178.

- www.eln.gov.br

 

Os Pássaros nos Rótulos de Cachaça

Coleção:
Luiz Edmundo Costa

Texto:
Rodrigo de Mattos Garcia
Ricardo Silva Martins
Pedro Bastos Pereira
Rafael Lourenço Alcântara

 

1  2  4  5  6  7  8  9

[Rótulos]