A REVOLUÇÃO E A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Um
dos acontecimentos da história contemporânea melhor documentado
em postais ilustrados é o da Revolução Republicana
e Proclamação da República em 1910. A variedade dos
assuntos abordados – republicanos falecidos nas vésperas
da República, reportagens da revolução, proclamação
oficial e constituição do governo provisório, primeiros
presidentes, heróis republicanos, figuras alegóricas e símbolos
nacionais, actividade parlamentar e eleições constituintes
– provam o impacto que teve na sociedade portuguesa as nvoas realidades
políticas.
O postal ilustrado como
veículo de imagens não podia deixar de refletir, de imediato,
os factos que abalaram Portugal. As casas editoras aproveitaram a oportunidade
para lançarem no mercado coleções de atualidade,
servindo-se de clichés de fotógrafos então em voga
(Joshua Benoliel, Fernandes, A .Novaes). Benoliel era conhecido pelas
suas fotografias para a revista Ilustração Portuguesa.
O ambiente da revolta militar, a soblevação do exército
e da marinha e a intervenção dos populares, entre os quais
sobressai uma mulher (Amélia Santos), chegam ao conhecimento histórico
através do postal, que passa a ser a fonte iconográfica
principal dos referidos acontecimentos.
A implantação
da República Portuguesa teve o apoio da população,
enquadrada pelas sociedades secretas Carbonária Formiga Branca. (Marcelo del Cima)
THE REVOLUTION AND THE PROCLAMATION OF THE REPUBLIC
One
of the best documented events of contemporary history through postcards
is the Republican Revolution and Proclamation of the Republic in 1910.
The diversity of their topics such as: republicans who died at the eve
of the Republic, the reporting of the revolution, the official proclamation
and constitution of the temporary government, the first presidents, republican
heroes, allegoric personalities and national simbols, parlamentary activities
and constitutional elections-prove the impact that the new political realities
had upon the Portuguese society.
The illustrated postcard
as a vehicle for images could not help but reflect immediately the facts
that shook Portugal. The publishing houses did not miss the opportunity
to introduce collections of information news on th market, making use
of photographic negatives, quite the rage at the time (Joshua Benoliel,
Fernandes, A . Novaes). Benoliel was known due to his pictures for Portuguese
Illustration Magazine.
The climate of military
revolt, the army and naval uprisings, the intervention of the people among
whom one woman stands out (Amelia Santos), reach historical awareness
through the postcard which becomes the iconographic source of the above
mentioned facts.
The implantation of the
Portuguese Republic was backed by the people and supported by the secret
societies called Carbonária and Formiga Branca. |