PAINEL 08

1. ELEONORA DUSE (1858-1924). Ed. Giorgio Sternfeld, Venezia. C.1901.
2. ELEONORA DUSE. Grus Auss... Collection Das Grosse Jahrundert. C.1899.
3. E.DUSE em Francesca da Rimini, de D'Annunzio. Fot.Sciutto, 1901.
4. ELEONORA DUSE. Fot.C.1906.
5. ELEONORA DUSE. Fot.C. 1901.
6. DRAMMATICA. C.p. "fantasia" em homenagem a Arte Dramatica, com o retrato da atriz e de outras personalidades do Teatro europeu.
7. ELEONORA DUSE em Francesca da Rimini, de D'Annunzio. Fot.Sciuto, 1901.
8. DUSE. C.p. " fantasia" com tres retratos da atriz.
9. ELEONORA DUSE em Citta Morta, de D'Annunzio. Fot.Sciutto, 1901.
10. ELEONORA DUSE em Citta Morta, de D'Annunzio. Fot. Sciutto, 1901.
11. LA DUSE. Fot. A .Dupont, New York.
12. ELEONORA DUSE. Fot.Rizzo, São Paulo, 1907.

4


ELEONORA DUSE

        Considerada a maior atriz dramática italiana de seu tempo e a primeira grande atriz moderna, Eleonora Duse celebrizou-se com um estilo pessoal de representação, influenciando os novos rumos da própria arte que a imortalizou.
        Nascida em Vigevano, na Lombardia, em 1858, predestinada a grandes romances, Duse viveu com vigorosa maestria Casa de Bonecas, A Dama do Mar e Hedda Gabler, e Ibsen, além de obras de Sardou, Dumas Filho e outros escritores da época. Sonho de uma Manha de Primavera (1897) La Gioconda (1899) e Francesca da Rimini (1901) de Gabriele D'Annunzio, escritas com as tintas da paixão pelo jovem poeta italiano especialmente para ela, expressam o fascínio e a inspiração despertados pelo grande amor que os atraiu.
         Recebendo na imprensa carioca fervorosos elogios de Arthur Azevedo, Eleonora Duse apresentou-se no Brasil entre 15 de junho e 16 de setembro de 1885, no Imperial Teatro São Pedro de Alcantara. Retornou em 1907, ocupando o Teatro Lirico do Rio de Janeiro e o Teatro Santana de São Paulo entre 19 de junho e 16 de julho.
        O rompimento com D' Annunzio após uma longa e tumultuada ligação amorosa, levou Eleonora Duse a abandonar os palcos em 1909, aos quais só retornou em 1921. Tuberculosa, Duse conviveu durante toda a vida com as crises de hemoptises da doença - como Marguerite Gautier, uma de suas maiores interpretações. Sua morte em 1924, interrompeu inesperadamente uma tournée nos Estados Unidos. Conduzida em mortalha ao seu adorado país de origem, recebeu do Governo italiano funerais de Estado.



ELEONORA DUSE

        Considered to be the highest standing Italian dramatic artists of her time and the first great modern actress Eleonora Duse became famous through a personal style of acting that influenced the new courses of the very art that rendered her immortal.
        Born in Vigevano, Lombardy, in 1858, and fated to great romances, Duses played, with powerful mastery. A Doll' s House, The Lady From the Sea and Hedda Gabler by Ibsen, besides the works by Sardou, Dumas son and other writers of the Time. Dream of a Spring Morning (1897) La Gioconda (1899) and Francesca da Rimini (1901) by Gabrielle D' Annunzio, written with the colours of passion especially for her, express the fascination and inspiration awakened by the love that brought them together.
        Having received fervent praises from Arthur Azevedo in the press of Rio, Eleonora Duse played in Brasil between June 15 and September 16 1885, at the São Pedro de Alcantara Imperial Theatre. She returned in 1907, performing the the Liric Theatre of Rio de Janeiro and the Santana de São Paulo Theatre between June 19 and July 16.
         The breaking up with D' Annunzio after a long and tumultuous love affair, led Eleonora Duse to withdraw from the stage in 1909, a place to where she only returned in 1921. Suffering from consumption, Duse was familiar throughout her life with the disease' s hemoptysical crisis - just as Marguerite Gautier, one of her most famous interpretations. Her death in 1924, unexpedctedly interrupted a tour in the United States. Wrapped in a shround, she was taken back to her beloved country of birh, where she was given a State funeral by the Italian Government.

        
<< painel anterior
[Painéis]
painel seguinte >>