PAINEL 07

1. EMMA GRAMATICA (1875-1965). Fot. Sciutto, Genova - Circa 1906.
2. TINA DI LORENZO (1875-1930) em Fedora, de Sardou. Fot. Virischi-Artico. Milano, 1905.
3. TINA DI LORENZO. Fot. Virischi Artico & C. Milano. C.1902.
4. TINA DI LORENZO em La Samaritaine, de Rostand. Fot. Virischi Artico & C.Milano, 1903.
5. CLARA DELLA GUARDIA (1865-1937). Fot. Virischi Artico & C. Milano. 1903.
6. CLARA DELLA GUARDIA. Fot. Virischi Artico & C.Milano. 1903.
7. LYDA BORELLI (1887-1959). Fot. Virischi Artico & C. Milano. C.1908. C.p. autografado (1909).
8. LYDA BORELLI. Fot. Virischi Artico & C.Milano. C.1908. C.p. autografado (1909).
9. LYDA BORELLI. Fot. Virischi & Artico - Milano - C.1908. C.p. autografado (Rio, 1909).
10. RUGGERO RUGGERI (1871-1953). Fot.Virischi & Artico - Milano C. 1908. C.p. autografado (1909)
11. ERMETE NOVELLI (1851-1919). Fot. Sciutto, Genova, C.1901. C.p. autografado.
12. ERMETE ZACCONI (1857-1948). Fot.c. 1904.


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ATRIZES E ATORES ITALIANOS

        Devotando também seus talentos a peregrinação, os maiores nomes do Teatro Italiano do início do século, fizeram como várias celebridades do Teatro Francês, longas viagens à América do Sul. Clara Della Guardia, atriz de grande renome e dona de um vasto repertório romântico, apresentou-se no Brasil em 1899, 1901, 1903, 1909 e em 1912, representando em italiano obras de Coelho Netto e Arthur Azevedo, além de Sardou, Dumas Filho, Rostand e outros escritores franceses. Tina Di Lorenzo, atriz de extraordinária beleza e ilustre carreira internacional, apresentou-se no Brasil em 1906, 1908 e em 1913, sempre acompanhada de seu marido, o ator Armando Falconi (1871-1954). Entre os êxitos de suas temporadas destacaram-se A Samaritana, de Rostand, e a Comédia O Dote, de Arthur Azevedo, também representada em italiano e levada a vários paises da Europa e do Novo Mundo. Eleonora Duse, "la piu grande attrice del Mondo", que já havia se apresentado no Brasil em 1885, retornou em 1907. Lyda Borelli, então primeira atriz da Companhia Teatral Italiana Ruggero Ruggeri, veio com o célebre ator em 1909, apresentando-se nos teatros São Pedro de Alcantara do Rio de Janeiro e Santana de São Paulo entre 31 de maio e 8 de agosto. Criada por ela ante o público carioca a 17 de junho, Salome, de Oscar Wilde, foi uma de suas marcantes e lembradas interpretações.
        No ano de 1909 veio também ao Brasil a companhia teatral de Emma Gramatica que se apresentou no Teatro Lírico do Rio. O notável Ermete Noveli, tido como o mais eminente ator italiano de sua geração e já aplaudido em palcos brasileiros, estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1912. Zacconi, que esteve no Brasil em 1907, assinalou sua estréia no Municipal em 1913 ao lado de sua esposa Inês Cristina (1875-1955), onde ressurgiria em 1938.


ITALIAN ACTRESSES AND ACTORS

        Devoting some of their talent towards travelling about, the greater names of the Italian Theatre, as well as several other celebrities of the French Theatre, made long trips to South America. Clara Della Guardia, a greatly renouned actress and mistress of a vast repertoire, performed in Brazil in 1899, 1901, 1903, 1909 and 1912, and presented works by Coelho Netto and Arthur de Azevedo, in Italian, as well as productions by Sardou, Dumas son, Rostand and by other French writers. Tina de Lorenzo, na actress of extraordinary beauty and distinguished international career, played in Brazil in 1906; 1908 and 1913, always accompanied by her husband, the actor Armando Falconi (1871-1954). Among the hits of the season we can include La Samaritaine, by Rostand, and Arthur de Azevedo' s comedy The Dowry, also played in Italian and staged in several countries in Europe and in the New World. Eleonora Duse "la piu grande attrice del Mondo", who had already performed in Brazil in 1885, returned in 1907. Lyda Borelli, at the time the first actress of Ruggero Ruggeri's Italian Theatrical Company, came with the famours actor in 1909, playing at the São Pedro de Alcantara Theatre in Rio de Janeiro and at the Santana in São Paulo between May 31 and August 8. As created by her for the audience in Rio, on june 17 Salome, by Oscar Wilde, was one of her remarkable and well remembered interpretations.
          In 1909 the Emma Gramatica Theatre Company came to Brazil and performed at the Lyric Theatre of Rio.

        
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