PAINEL 21

1. TAMARA KARSAVINA (1885-1978), em Pássaro de Fogo. Música de Stravinski. Coreografia: Mikhail Fokine (1910).
2. LEON BAKST (1866-1924), pintor e coreógrafo. C.p. autografado no verso e com inscrição: "Mademoiselle, Je suis touche de votre aimable attention e je vous envie cet autographe avec l'expression de ma consideration la plus distinguée" (1907).
3. IGOR STRAVINSKI (1882-1971), compositor russo, naturalizado francês e depois norte-americano. C.p. autografado no verso e com inscrição musical.(Rio de Janeiro, 1936).
4. ANNA PAVLOVA(1881-1931) em A Morte do Cisne. Música de Saint-Saen. Coreografia: Fokine (1907).
5. ANNA PAVLOVA em Paquita. Música de Deldevez. Coreografia: Petipa. Teatro Maryinsky de São Petersburgo (1908).
6. ANNA PAVLOVA. The Celebrated Russian Dancer. Fot.Dover S.Studios. Ed. J.Beagles & C., Londres.
7. ANNA PAVLOVA. Fot. Abbe, Paris, Ed. "Ross".
8. ANNA PAVLOVA. Ed.Herm.Leiser, Berlim.
9. ANNA PAVLOVA e MIKHAIL MORDKIN (1880-1944). Fot.Foulsham & Banfield. Ed.Rotary, Londres.
10. VERA FOKINA (1886-1958) e MIKHAIL FOKINE(1880-1942) em Le Carnaval. Musica de Schumann. Coreografia:Fokine (1910). Ed. Herm. Leiser. Berlim.
11. VERA FOKINA e MIKHAIL FOKINE em Sheherazade. Música de Rimski-Korsakov. Coreografia: Fokine (1910). Ed.Herm. Leiser, Berlim.

9


BALÉ RUSSO

        Entre 17 de outubro e 1º de novembro de 1913, Companhia de Balés Russos de Sergei Diaghilev apresentou-se no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo como primeiros bailarinos Tamara Karsavina e Vaslav Nijinsky (1889-1950). A notável Companhia (que retornaria com Nijinsky ao Teatro na temporada de 1917), celebrizou-se em toda a Europa reunindo e apresentando grandes talentos ao Ocidente. De qualidade extraordinária, seus famosos espetáculos, desde sua estréia em Paris no Theatre du Chatelet em 1909, foram sucessivamente estrelados por vários bailarinos como Anna Pavlova e Mikhail Mordkin, predestinados também a merecerem fama imortal. Engrandecida pelos inovadores desenhos de artistas como Alexander Benois (1870-1960) e Leon Bakst, a Companhia criou durante seus vinte anos de existência numerosos balés sob coreografias de seus principais bailarinos: Fokine, Nijinsky e Leonide Massime, que aos poucos também foram sucedidos na Companhia. Igor Stravinski iniciou sua esplêndida colaboração aos Balés Russos de Diaghilev em 1910, ao estrear O Pássaro de Fogo. O sucesso seria seguido por outras partituras: Petruchka (1911), A Sagração da Primavera (1913), Pulcinella(1920) etc. Com a morte de seu diretor Sergei Diaghilev (1872-1929), a Companhia se dissolveu.
        Na coleção destaca-se, além dos cartões-postais autografados por Leon Bakst e Stravinski, uma série de postais de Anna Pavlova, que fez uma das mais brilhantes e universais carreiras da História do Balé. Com sua própria Companhia, Pavlova apresentou-se no Brasil em 1918, 1919 e em 1928.


THE RUSSIAN BALLET

        Between October 17 and November 1st. 1913, the Sergei Diaghilev Russian Ballet Company made appearances at the Municipal Theatre of Rio de Janeiro, presenting Tamara Karsavina and Vaslav Nijinsky (1889-1950) their number one dancers. The remarkable Company (that would return with Nijinsky to the same theatre during the 1917 season), became famous throughout Europe forming a group of great talents and presenting them to the Western World. With its extraordinary quality, ever since the first opening at Theatre du Chatelet in Paris in 1909, their performances were, in progression, starred by many dancers such as Anna Pavlova and Mikhail Mordkin, predestined also to deserve immortal fame. Made even greater by the innovative drawings of artists such as Alexander Benois (1870-1960) and leon Bakst, the company created, during its twenty years of existence, several vallets under the coreographies of its most important dancers: Fokine, Njinsky and Leonid Massine, who were gradually replaced within the Company. Igor Stravinski began his splendid collaboration with Diaghilev's Russian Ballets in 1910, when he presented the first performance of the Firebird. The success it made would be followed by other scores: Petruchka(1911), Le Sacre du Printemps(1913), Pulcinella(1920) etc. With the death of its director Sergei Diaghilev (1872-1929), the Company broke appart.
Besides the postcards autographed by Leon Bakst and Stravinsky, a series of postcards of         Anna Pavlova, who had one of the most brilliant and universal careers in the history of ballet, also stand out. Pavlova performed in Brazil, along with her own Company in 1918, 1919 and 1928.

        
<< painel anterior
[Painéis]
painel seguinte >>