|
PAINEL
21
1. TAMARA KARSAVINA (1885-1978), em Pássaro de Fogo. Música de Stravinski. Coreografia: Mikhail Fokine (1910). 2. LEON BAKST (1866-1924), pintor e coreógrafo. C.p. autografado no verso e com inscrição: "Mademoiselle, Je suis touche de votre aimable attention e je vous envie cet autographe avec l'expression de ma consideration la plus distinguée" (1907). 3. IGOR STRAVINSKI (1882-1971), compositor russo, naturalizado francês e depois norte-americano. C.p. autografado no verso e com inscrição musical.(Rio de Janeiro, 1936). 4. ANNA PAVLOVA(1881-1931) em A Morte do Cisne. Música de Saint-Saen. Coreografia: Fokine (1907). 5. ANNA PAVLOVA em Paquita. Música de Deldevez. Coreografia: Petipa. Teatro Maryinsky de São Petersburgo (1908). 6. ANNA PAVLOVA. The Celebrated Russian Dancer. Fot.Dover S.Studios. Ed. J.Beagles & C., Londres. 7. ANNA PAVLOVA. Fot. Abbe, Paris, Ed. "Ross". 8. ANNA PAVLOVA. Ed.Herm.Leiser, Berlim. 9. ANNA PAVLOVA e MIKHAIL MORDKIN (1880-1944). Fot.Foulsham & Banfield. Ed.Rotary, Londres. 10. VERA FOKINA (1886-1958) e MIKHAIL FOKINE(1880-1942) em Le Carnaval. Musica de Schumann. Coreografia:Fokine (1910). Ed. Herm. Leiser. Berlim. 11. VERA FOKINA e MIKHAIL FOKINE em Sheherazade. Música de Rimski-Korsakov. Coreografia: Fokine (1910). Ed.Herm. Leiser, Berlim. |
![]() 9 |
|
Entre
17 de outubro e 1º de novembro de 1913, Companhia de Balés
Russos de Sergei Diaghilev apresentou-se no Teatro Municipal do Rio de
Janeiro, tendo como primeiros bailarinos Tamara Karsavina e Vaslav Nijinsky
(1889-1950). A notável Companhia (que retornaria com Nijinsky ao
Teatro na temporada de 1917), celebrizou-se em toda a Europa reunindo
e apresentando grandes talentos ao Ocidente. De qualidade extraordinária,
seus famosos espetáculos, desde sua estréia em Paris no
Theatre du Chatelet em 1909, foram sucessivamente estrelados por vários
bailarinos como Anna Pavlova e Mikhail Mordkin, predestinados também
a merecerem fama imortal. Engrandecida pelos inovadores desenhos de artistas
como Alexander Benois (1870-1960) e Leon Bakst, a Companhia criou durante
seus vinte anos de existência numerosos balés sob coreografias
de seus principais bailarinos: Fokine, Nijinsky e Leonide Massime, que
aos poucos também foram sucedidos na Companhia. Igor Stravinski
iniciou sua esplêndida colaboração aos Balés
Russos de Diaghilev em 1910, ao estrear O Pássaro de Fogo. O sucesso
seria seguido por outras partituras: Petruchka (1911), A Sagração
da Primavera (1913), Pulcinella(1920) etc. Com a morte de seu diretor
Sergei Diaghilev (1872-1929), a Companhia se dissolveu.
Between
October 17 and November 1st. 1913, the Sergei Diaghilev Russian Ballet
Company made appearances at the Municipal Theatre of Rio de Janeiro, presenting
Tamara Karsavina and Vaslav Nijinsky (1889-1950) their number one dancers.
The remarkable Company (that would return with Nijinsky to the same theatre
during the 1917 season), became famous throughout Europe forming a group
of great talents and presenting them to the Western World. With its extraordinary
quality, ever since the first opening at Theatre du Chatelet in Paris
in 1909, their performances were, in progression, starred by many dancers
such as Anna Pavlova and Mikhail Mordkin, predestined also to deserve
immortal fame. Made even greater by the innovative drawings of artists
such as Alexander Benois (1870-1960) and leon Bakst, the company created,
during its twenty years of existence, several vallets under the coreographies
of its most important dancers: Fokine, Njinsky and Leonid Massine, who
were gradually replaced within the Company. Igor Stravinski began his
splendid collaboration with Diaghilev's Russian Ballets in 1910, when
he presented the first performance of the Firebird. The success it made
would be followed by other scores: Petruchka(1911), Le Sacre du Printemps(1913),
Pulcinella(1920) etc. With the death of its director Sergei Diaghilev
(1872-1929), the Company broke appart. |
|