PAINEL 25

1. ARTHUR NAPOLEÃO (1843-1925), pianista e compositor português, radicado no Brasil.
2. LEOPOLD GODOWSKY (1870-1938), pianista e compositor polonês, naturalizado americano.
3. IGNAZ FRIEDMAN (1882-1948), pianista e compositor polonês. Autógrafo e inscrição musical, Rio, 1921.
4. VLADIMIR DE PACHMANN (1848-1933) pianista russo, C.p. autografado.
5. WILHELM BACKHAUS (1884-1969), pianista alemão. Apresentou-se no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1927, 1938, 1947, 1951 e em 1955.
6. TOBIAS MATTAY (1858-1945), pianista e compositor inglês. Fot. Copperfield (Londres). C.p. autografado (1915).
7. CLAUDIO ARRAU (nascido em 1903), pianista chileno, naturalizado americano.
8. BARROSO NETTO (Joaquim Antonio; 1881-1941). Pianista e compositor brasileiro. C.p. autografado (1912-13).
9. CYRIL SCOTT (1879-1970), pianista e compositor inglês. C.p. autografado e com dedicatória no verso, Londres, 1915.
10. JOSÉ VIANNA DA MOTTA (1868-1948), pianista e compositor português. C.p. autografado.
11. EMIL VON SAUER (1862-1942), pianista alemão. C.p. autografado e com inscrição musical, Viena. 1921.
12. BENNO MOISEIWITSCH (1890-1963), pianista russo, naturalizado inglês. C.p. autografado e com dedicatória, Rio, 1926.
13. RAOUL PUGNO (1852-1914), pianista e compositor, francês. Fot.Hersecher. C.p. autografado.
14. CÉCILE CHAMINADE (1861-1944), pianista e compositora francesa. Ed.da Casa Carlos Gomes, Rio.
15. EDOUARD RISLER (1873-1929), pianista francês. C.p. autografado, Rio, 1919.



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PIANISTAS

        Com Franz Liszt (1811-1886), durante o Romantismo, surge na Europa a aura que envolveria todos os grandes pianistas. O famoso compositor húngaro encantava a todos em seus recitais, quer pelo virtuosismo de suas interpretacoes, quer pela sublimidade de seus gestos. Para além da beleza de suas composições, seu talento de virtuose contribuiu decisivamente para que o piano e o pianista se destacassem da orquestra e se reunissem das formas mais altas e singulares de expressão da Música. Liszt influenciaria as próximas gerações, fazendo perdurar o estilo romântico de interpretação.
        Desde o fim do século XIX, uma formação neoclássica, especialmente na França, se tornaria também uma modalidade expressiva da execução pianística. Muitos outros pianistas, porém , se destacariam com um estilo próprio e marcante, traduzindo em sonoridade, nuances e colorido a expressão de suas personalidades.
        Na coleção, encontram-se cartões-postais de alguns dos maiores pianistas que o mundo já viu. Muitos autografados como os de Emil von Sauer e José Vianna da Motta (discípulos de Liszt), como os de Raoul Pugno e Edouard Risler (da Escola Francesa) e como os de Ignaz Friedman, Benno Moiseiwitsch, Alexander Brailowski e Miecio Horszowski (discipulos em Viena de Leschetizky). Para a reprodução, selecionamos um postal do igualmente célebre Wilhelm Backhaus, que como alguns desses artistas se apresentou várias vezes no Brasil.


PIANISTS

        With Franz Liszt (1811-1886), during the Romantic period, the aura that would surround all the great pianists rises in Europe. The famous Hungarian composer charmed everyone during his recitals, whether for the virtuosity of his interpretations or for the sublimeness of his gestures. Beyond the beauty of his compositions, his talent as a virtuoso contributed decidedly for both the piano and pianist to stand out from the orchestra and join the highest and most singular forms of musical expression. Liszt would influence the following generations, fashioning the endurance of the romantic style of interpretation.
        From the end of the XIX th. Century on, especially in France, neoclassical formation would also become an expressive form of pianistic style. Several other pianists would however, accentuate marked style of their own, rendering in richness of sound, shades and colour the expression of their personalities.
        In this collection, we find postcards of some the greatest pianists the world has ever heard. Many are autographed, as the oned of Emil Sauer and José Viana da Motta (Liszt's pupils), of Raoul Pugno and Edouard Risler (ffrom he French school) and of Ignaz Friedman, Benno Moiseiwitsch, Alexander Brailowski and Miecio Horszowski (Leschetizky' s pupils in Vienna). For the reproduction we selected a postcard of the equally famous Wilhelm Backhaus, who, as did some of the above mentioned artists, played several times in Brasil.

        
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