PAINEL 30

1. ANGELO MASINI (1844-1926), tenor italiano. Ed.G. Ricordi & C. - Milano. Circa 1900.
2. GIUSEPPE DE LUCA (1876-1950),barítono italiano. Fot. Varischi, Artico & C., Milano. Ed.G.Ricordi. Circa, 1900.
3. ENRICO CARUSO (1873-1921), tenor italiano. Ed.Rotary Photo, Londres. Circa 1910.
4. ENRICO CARUSO.
5. CANTO, C.p. "fantasia" em homenagem ao Canto Lírico, com os retratos de Tamagno, Sammarco e outras personalidades da ópera.
6. LUCIEN MURATORE (1878-1954), tenor francês.
7. GIOVANNI ZENATELLO (1876-1949), tenor italiano. C.p. autografado. Circa 1904.
8. PASQUALE AMATO (1878-1942),barítono italiano. C.p. autografado com dedicatória, Rio, 1907.
9. TITTA RUFFO (1877-1953), barítono italiano. C.p. autografado.
10. HIPOLITO LAZARO (1887-1974).
11. BENVENUTO FRANCI (1891-1986),barítono italiano. C.p. autografado com dedicatória, São Paulo, 1927.
12. TITO SCHIPA (1889-1965), tenor italiano. C.p. autografado (1927).
13. BENIAMINO GIGLI (1890-1957),tenor italiano. Fot.Herman Mishkin, N.Y. C.p. autografado (1925).

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GRANDES CANTORES

        Desde meados do século XIX, as temporadas líricas do Rio de Janeiro e de São Paulo eram marcadas pela afluência de Companhias estrangeiras e celebridades internacionais. Numerosos cantores, então, excursionaram sucessivamente pela América do Sul e se apresentaram em nossos palcos. Além de Enrico Caruso, o maior tenor de sua época, que atuou no Brasil em 1903 e em 1917, vários entre os grandes cantores, considerados verdadeiros ídolos do canto lírico, empolgaram as nossas platéias.
        O tenor italiano Francesco Tamagno, criador do papel de Fabiano, da ópera Maria Tudor (1879), de Carlos Gomes e do papel-título da ópera Otello (1887) de Verdi, estreou para o publico brasileiro no antigo Imperial Teatro D.Pedro II do Rio de Janeiro em 1878. Tamagno retornou ao Brasil em 1879 e em 1881. Giovanni Zenatello apresentou-se já no Teatro Lirico e no Teatro Santana de São Paulo em 1902, contracenando com a soprano romena Hariclee Darclee. Zenatello retornou em 1904, ao lado da soprano italiana Eugenia Burzio (1879-1922) e em 1907, na Companhia Lírica Ciachi, com o barítono italiano Pasquale Amato e a contralto espanhola Maria Gay (1879-1943), com quem se casaria em 1913. Titta Ruffo veio pela primeira vez ao Brasil em 1911, para protagonizar a récita de inauguração do Teatro Municipal de São Paulo, vivendo Hamlet, de Ambroise Thomas. Em 1915, Ruffo estreou no Teatro Municipal do Rio, com o Rigoletto, de Verdi, sob a regência do Maestro Gino Marinuzzi. Viria pela última vez em 1928, apresentando-se no Teatro Lírico. O tenor espanhol Hipolito Lazzaro assinalou sua estréia no Teatro Municipal do Rio em 1914, retornando para as temporadas de 1915 e de 1922. O tenor italiano Tito Schipa também teve sua estréia no Municipal em 1914. Durante sua longa e aplaudida carreira, Schipa atuou numerosas vezes nos importantes teatros do Rio e São Paulo, assim como Beniamino Gigli e Giacomo Lauri-Volpi, que fizeram suas estréias entre nós em 1920.
        Entre outros grandes cantores estrangeiros que se apresentaram nesse período no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tivemos ainda os barítonos italianos Riccardo Stracciari, Giuseppe de Luca e Mario Sammarco.


GREAT SINGERS

        Ever since the middle of XIX th century the lyric seasons of Rio de Janeiro and São Paulo were marked by the affluence of foreign Companies and international celebrities. Thus, several singers toured successionally through South America and appeared on our stages. Besides Enrico Caruso, the greatest tenor of his time, who performed in Brazil in 1903 and in 1917, several among the famous singers considered as true idols of lyric singing, overwhelmed our audiences. Giovanni Zenatello, by his turn, appeared at the Lyric Theatre and the Santana Theatre in São Paulo in 1902.
        The Italian tenor Tito Schipa also had his opening performance at the Municipal Theatre in 1914. During his long and successful carreer, Schipa acted for several times at the important theatres of Rio and São Paulo, and so did. Benianimo Gigli and Giacomo Lauri-Volpi, who gave their opening performances among us in 1920.
        Among other great foreign singers who performed at the Municipal Theatre of Rio de Janeiro, we can still sount the Italian baritones Riccardo Stracciari, Giuseppe de Luca and Mario Sammarco.

        
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