PRIMA-DONNAS
Na
História da Ópera, o termo prima-donna adquiriu importância
no século XIX, quando se inaugurou a era das grandes cantoras,
inciando-se o declínio da supremacia dos castrati. Literalmente
o termo designava primeira dama de uma ópera ou de uma companhia
lírica e toda a magia despertada por essa posição.
Ao longo do tempo, devido ao endeusamento e estrelismo de muitas, a expressão
italiana passou a caracterizar todas as grandes intérpretes e essencialmente
aquelas que se exibiam com vaidades exacerbadas e imposições.
Entre as prima-donas que
marcaram sua época, várias foram aplaudidas no Brasil. A
soprano italiana Eva Tetrazzini Campanini apresentou-se no Teatro São
Pedro de Alcântara do Rio de Janeiro e no Teatro São Jose
de São Paulo em 1893, sob a regência de seu marido, o maestro
Cleofonte Campanini. Luisa Tetrazzini, sua irmã, teria se apresentado
no Brasil nesse mesmo ano e teria retornado em 1907. Emma Carelli, esposa
do empresário teatral Walter Mocchi (1870-1955) que organizou desde
1910 grandes temporadas líricas no Teatro Municipal do Rio de Janeiro,
apresentou-se aqui em 1900, 1903 e em 1907. A bela soprano italiana foi
a primeira intérprete no Brasil da Tosca, de Puccini, apresentada
no Teatro Lírico do Rio a 13 de setembro de 1900 – meses
após a estréia em Roma. Hariclée Darclee, a criadora
do papel de Odalea da ópera Condor (1891), de Carlos Gomes e dos
papéis-título das óperas Iris (1898) de Mascagni,
e da própria Tosca, de Puccini, apresentou-se no Brasil em 1902
e em 1903.
Gabriella Besanzoni,
a maior contralto italiana de sua época, atuou pela primeira vez
no Teatro Municipal em 1918. Em 1925, casou-se com o industrial brasileiro
Henrique Lage, fixando-se no Rio, onde se dedicou admiravelmente, até
a morte de seu marido em 1941, incentivar talentos nacionais e promover
o canto lírico no Brasil.
Entre outras prima-donas que atuaram no Teatro Municipal nas primeiras
temporadas líricas organizadas por Walter Mocchi, tivemos ainda
Amelita Galli-Curci, Gilda Dalla Rizza, Yvonne Gall, Claudia Muzzio e
grande soprano brasileira Bidu Sayao, que foi casada com o empresário,
após a morte de Emma Carelli.
Do painel, destacamos
um cartão-postal inglês da célebre diva Adelina Patti,
então Baronesa de Cederstrom, autografado em 1908.
PRIMA
DONNAS
The
word prima donna acquired an important meaning i nthe world of Opera during
the XIX th century, with the opening of the era of great singers, which
brought bout the decline of the supremacy of the castrati. The term literally
meant the leading lady of na Opera or a Lyrical Company, as well as all
the magic brought about by this position. With the passing of time, due
to the deification and star quality of many, the Italian expression began
to characterize all the great performers, especially the ones who showed
themselves off with exagerated vanity and impositions.
Among the primma donnas
who left a mark upon their time, quite a few were acclaimed in Brazil.
Gemma Bellincioni played in the first lyrical season of the Municipal
Theatre of Rio in 1910. Rosina Storchio gave her opening performance at
the Municipal in 1912, and returned for the 1914 season. Genevieve Vix
appeared at the theatre in 1915 and in 1920.
In this panel, our attention
is called to na English postcard of the famous diva Adelina Patti, at
the time Baroness of Cederstrom, autographed in 1908.
|