Carambola

“Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade
e ouvir um sabiá com certidão de idade!”

Canção do Exílio/ Murilo Mendes

A carambola é originária da Ásia tropical. Segundo Pio Corrêa, apesar de nunca ter sido encontrada em estado silvestre, sua pátria deve ser, provavelmente, a Índia. No Brasil, ainda de acordo com o mesmo autor, parece ter sido introduzida, em 1817, no nordeste, mais precisamente em Pernambuco. Dali a árvore teria se espalhado por todo o litoral brasileiro.

Atualmente cultivada nos trópicos em ambos os hemisférios - além do Brasil, constam como produtores de carambola, a Índia, a Tailândia Israel e alguns países da África - a carambola permanece sendo considerada como uma fruta de quintais e de pomares caseiros.

A carambola é uma fruta muito bonita bem diferente, tem uma forma delicada e cinco gomos, é uma fruta bonita, e curiosa. Desde pequenas, como miniaturas de cera, mantém sua forma delicada: sempre com cinco gomos longitudinais bastante pronunciados, A polpa da carambola é, em geral, de consistência rígida. Seu sabor pode variar muito, de árvore para árvore e de fruto para fruto, mas costuma ser adocicado quando amadurece e um tanto ácido e adstringente quando ainda está verde.

Seu cultivo é mais indicado nas regiões de Climas quentes e Úmidos.

Os Principais Produtores e Exportadores, além do Brasil seus maiores produtores são, a Índia, Tailândia, Israel, e alguns países da África. Mas por ser uma fruta com tantos nutrientes ainda não é produzida o quanto é necessário.

Fruta bastante rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro), contendo ainda vitaminas A, C e algumas do complexo B, é também fonte natural de ácido oxálico. Por efeito desse ácido, que, em grandes quantidades, é prejudicial ao organismo humano, o caldo da carambola é usado, popularmente, para eliminar ou atenuar manchas de ferrugem em panos e em objetos de metal.

Contra Indicação/cuidados:

• Pessoas com intestino preso devem evitar o consumo.


Usos Medicinais:

• Folhas amassadas- aplicações externas- picadas venenosas.
• Suco da Fruta- Vermífugo , febres.
• Fruto- eczemas, asfecções dos rins e bexiga.
• Decocção das folhas- Diabetes.


Curiosidades:

• O caldo da Carambola é usado popularmente para eliminar ou atenuar manchas de ferrugem em panos e em objetos de metal.


Fontes:

http://www.bibvirt.futuro.usp.br/especiais/frutasnobrasil/carambola.html
http://www.coresesaborestropicais.hpg.ig.com.br/Carambola/pagina.html
http://www.plantamed.com.br/ESP/Averrhoa_carambola.htm
EURICO TEIXEIRA DA FONSECA, Frutas do Brasil, Editora SEDREGA, Rio de Janeiro
Dr. Flavio Rotman, A Cultura Popular pela Comida, 17ª ed.,Editora Record, Rio de Janeiro. 1997.


<< anterior

[Cesta de Frutas]
próxima >>