Coco

“Os coqueiros compridos e vistosos
Estão por reta série ali plantados
Criam cocos galhardos, e formosos,
E por maiores são mais estimados.”
(Frei Antônio de Sta. Maria Itaparica – Descrição da Ilha de Itaparica)

O coqueiro é considerado a árvore da vida, visto que dele se obtêm mais de 100 produtos e subprodutos, destacando-se dentre esses o coco ralado; o leite de coco e a água de coco.
Embora ainda não seja comprovado, parece que o coco foi introduzido no Brasil pelos portugueses no século XVI.

O coco, fruto do coqueiro, originário da Índia Ocidental, é grande, com uma camada externa grossa e fibrosa, tendo no meio uma "noz" que constitui o coco propriamente dito. Essa “noz” tem forma ovalada, com uma das pontas mais dura e pontiaguda, na qual existem três "olhos". A casca marrom e dura cobre uma camada interna, branca e macia, com cerca de 2 cm de espessura, chamada polpa. Dentro desta última camada há um líquido esbranquiçado, conhecido como a água de coco. Quanto mais verde, mais água de coco terá, e quanto mais se aproxima da maturação, mais cresce a massa chamada albúmem do coco, a coará, e menos água contém.

O valor nutritivo do coco varia de acordo com o seu estado de maturação.

À medida que a polpa amadurece, aumenta o seu teor de gorduras. Também contém sais minerais, como potássio e fósforo, e proteínas importantes para o bom funcionamento do organismo.

A água de coco contém sais minerais, como sódio, potássio e cloro, e um tipo de açúcar muito fácil de digerir, a glicose. A gordura do coco tem características bem diferentes das demais gorduras e óleos vegetais, parecendo-se mais com as gorduras animais.

Também é digerida com facilidade e tem sabor mais agradável que as outras gorduras vegetais. O leite de coco é rico em gordura e sais minerais, contendo também pequena porcentagem de proteínas.

Usos Medicinais:

• O coco apresenta propriedades medicinais como calmante, diurético, mineralizante, febrífugo, aperiente, depurativo do sangue, oxidante, antiflogístico e tenífugo.
• Pelo seu teor de sais de potássio e sódio, é recomendado para arteriosclerose, excelente para promover o desenvolvimento do tórax, nervos, cérebro e pulmões.

Fonte:

http://www.todafruta.com.br
http://www.geocities.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/coco
EURICO TEIXEIRA DA FONSECA, Frutas do Brasil, Editora SEDREGA, Rio de Janeiro
Dr. Flavio Rotman, A Cultura Popular pela Comida, 17ª ed.,Editora Record, Rio de Janeiro. 1997.


<< anterior

[Cesta de Frutas]
próxima >>