Graviola

A gravioleira é originária das antilhas , nas ilhas de Cuba , Espanha e Haiti , Jamaica. Sua área de dispersão é muito grande . É conhecida em quase todo o nosso país , embora seja mais comum nas regiões quentes e úmidas. Cultivam-na nos países tropicais das Américas do Sul e Central, México inclusive.

Prefere climas úmidos, baixa altitude, e não exige muito em relação a terrenos. A graviola é uma árvore de pequeno porte (atinge de 4 a 6 metros de altura) e encontrada em quase todos os países tropicais, com folhas verdes brilhantes e flores amareladas, grandes e isoladas, que nascem no tronco e nos ramos.


A graviola é a maior fruta da família das anonáceas, pesando até cerca de dois quilos. É ovóide ou em forma de coração. É uma baga geralmente verde, de casca flexível, ouriçada de falsos espinhos, carnosos, crutos , moles . A casca tem cheiro muito ativo. A polpa é branca um tanto cotonosa , sucosa, refrigerante, doce mas ligeiramente ácida, agradável ao paladar, deliciosamente perfumada. a polpa encerra um número considerável de sementes escuras, maiores do que as da cherimólia e as da ata.

A graviola não é fruta muito apropriada ás sobremesas , embora às vezes a utilizem como tal . Dá porém , um sabor especial às saladas de frutas. E é deliciosa sob a forma de refrescos e sorvetes, a graviola deve ser consumida bem madura.

O seu conteúdo riquíssimo em nutrientes. Cerca de 100 gramas de graviola fornecem em média 60 calorias, 25 mg de cálcio, 28 mg de fósforo e 26 mg de vitamina C (um terço da Recomendação de Ingestão Diária).

Usos medicinais:

• Sensacional capacidade de agir contra as células do câncer
• No Amazonas Peruano as raízes, a casca e as folhas são utilizadas para diabete, sedativo e antiespasmodico . Tribos nativas da Guiana usam chá da casca da folha como sedativo e Tonico do coração.
• Já no Amazonas Brasileiro, o chá da folha é para problemas do fígado.e o óleo que sai da fruta é misturada com óleo de azeitona para combater a nevralgia ,reumatismo e artrites.
• suco de fruta e a fruta é usada para febres , parasitas e diarréia .
• A casca e as folhas são utilizadas como antiespasmodico ,sedativo , para a circulação do coração ,tosse , gripe , partos difíceis ,asma ,astenia , hipertensão e parasitas .

Contra indicação:

É ruim para pessoas com caxumba, aftas ou ferimentos na boca, que devem evitar consumi-la in natura, pois sua acidez é irritativa e pode provocar dor.

Curiosidades:

• Ao Brasil chegou pelas mãos dos colonizadores portugueses no século XVI.
• Se não for para consumo imediato, escolha frutas bojudas de coloração verde-clara opaca, com saliências bem afastadas umas das outras, porém firmes.
• Para confirmar se estão maduras pela maciez, pressione a casca levemente, pois se estiverem maduras não resistem e se rompem.
• Evite as que estiverem com a casca pretas, rachadas, moles demais e com sinal de mofo.

Fonte:

http://www.planetaorganico.com.br/newsprod47.htm
http://www.raintree.com.br/graviola.asp
http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=1118
Dr. Flavio Rotman, A Cultura Popular pela Comida, 17ª ed.,Editora Record, Rio de Janeiro. 1997.


<< anterior

[Cesta de Frutas]
próxima >>