Kiwi

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Actinidiaceae
Gênero: Actinidia
Espécia: A. deliciosa


O kiwi é uma planta trepadeira de origem chinesa, que produz um fruto que, atualmente, é apreciado em todo o mundo. Sua cultura se difundiu pelo mundo, com maior força, durante a década de 70, onde a produção dos Estados Unidos deu sua primeira "arrancada". Os primeiros exemplares da fruta chegaram no Brasil, para fins de pesquisa, em 1976.

Pesquisa realizada nos Estados Unidos pela FDA (Food andy Druy Administration - US) comprovaram que o kiwi é uma ótima fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, possui gordura e nenhum teor de colesterol. Tem efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos.

A perfeita combinação das vitaminas A e E pode diminuir o riso de doenças cancerígenas, artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico. A vitamina B6, A e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém, estas agem atenuando às rugas da pele.

É considerado o fruto com maior quantidade de vitamina C já identificado, além de ser particularmente rico em alguns sais minerais como o magnésio.

A fruta kiwi ganhou este nome em homenagem a uma ave que vive na Nova Zelândia e que também se chama Kiwi. Esta ave é o símbolo do país. A fruta ganhou este nome pois a casca desta fruta tem um aspecto muito parecido com a pelagem do kiwi. Hoje em dia, ela encontra-se em extinção e a Nova Zelândia luta para preservar vivo esse símbolo da nação. Esta ave é muito interessante e provavelmente tenha sido uma das primeiras aves do mundo!

Esta fruta tem também três nutrientes essenciais para o organismo: fosfato, magnésio e cobre. Possui quantidades menores de outros nutrientes como vitamina B6, niacina, vitamina A – que reproduz as células, agindo no combate ás rugas da pele – riboflavina, cálcio, zinco, ferro, ácido pantotênico, fósforo e os aminoácidos glutamato e arginina. As categorias principais de fitoquímicos encontrados no kiwi incluem beta-caroteno, compostos fenólicos e flavanóides, entre outros que possuem capacidade antioxidante.

É uma das poucas frutas de coloração verde quando madura, sendo a clorofila responsável pela cor verde.

A clorlfiliva, derivada da clorofila, é um potente inibidor da Aflotoxina B1, substância cancerígena.

Entre os elementos minerais, o potássio contribui de forma especial equilibrando a tensão arterial, que aumenta as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados. Quantidades razoáveis de fibras solúveis auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

A composição de 100g da fruta possui: proteína (1g), carboidratos (15g), fibra (1g), vit. A (17g), vit. C. (80-300mg), ferro (0,4g), cálcio (26g), sódio (5,2g), ,magnésio (30g), potássio (280-340g) e fósforo (20-40g).

Fonte

F. C. Hoehne, Frutas Indígenas – Instituto de Botânica São Paulo. São Paulo. 1946.
EURICO TEIXEIRA DA FONSECA, Frutas do Brasil, Editora SEDREGA, Rio de Janeiro. 1954.
http://www.todafruta.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://www.1.uol.com.br/cyberdiet/colunas
http://www.smartkids.com.br


<< anterior

[Cesta de Frutas]
próxima >>