Manga

Palavra manga vem do tabul, uma língua Índia, na qual a fruta é chamada de mankay.

A manga é uma fruta originária da Índia e da Malásia, onde as mangas selvagens se originaram nos pés das montanhas do Himalaia na Índia e em Burma. No século 17, a manga foi levada para o Brasil em navios portugueses. Atualmente, elas são exportadas de países na América Central, do México, e também da Flórida e de Israel. É considerada a rainha das frutas tropicais, Existem mais de 2.500 variedades de mangas.

As mangas variam muito de tamanho, cor e forma, mas quase todas apresentam polpa suculenta e sabor definido.No Brasil, existem cerca de quinhentas variedades de manga, entre as quais as mais conhecidas são:- Manga-coquinho - de cor verde-amarelada, pequena e arredondada, muito doce e quase sem fibras.- Manga-haden - grande, de cor vermelho-amarelada, em forma de coração, doce e sem fibras.- Manga-rosa - um pouco menor que a manga-aden, de cor amarelo-rosada e polpa fibrosa.- Manga-espada - de forma alongada e achatada nos lados, cor verde (mesmo quando madura) e polpa muito fibrosa.- Manga-coração-de-boi - muito parecida com a manga-bourbon, tem forma de coração, grande, de cor amarelo-esverdeada e polpa sem fibra.- Manga Tommy atkins - apresenta a polpa de cor amarelo-escura, e com textura firme e consistente, com fibras finas e abundantes.É rica em vitaminas A, C e do complexo B. Boa fonte de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.Cem gramas de manga fornecem 59 calorias.

O principal valor da manga está em seu alto teor vitamínico, principalmente de vitaminas A e C, variando, no caso da C, conforme a qualidade da manga. A rosa, por exemplo, é a que possui a mais elevada quota. Da vitamina A, cuja matéria-prima é o betacaroteno, se sabe atualmente que é o melhor combatente dos radicais livres. Os radicais livres são considerados a ferrugem do corpo, provocando envelhecimento precoce. Devido ao alto teor de vitamina A, a manga é um excelente antioxidante do organismo.

Além das vitaminas A e C, a manga possui as vitaminas B1, B2 e B5. Contém ainda fósforo, cálcio, ferro, proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Seu uso é recomendado em casos de bronquite e escorbuto, sendo depurativa do sangue.

Uso medicinal

Asma: Chá das folhas tenras da mangueira. Tomar morno, com mel.
Distúrbios da Digestão: Fazer uma ou mais refeições só de manga.
Diurese: Comer mangas ou tomar o suco.
Doenças do Estômago: Comer manga de manhã, como primeira refeição, sem misturar com outros alimentos.
Febre: Tomar duas xícaras ao dia da casca do tronco.
Doenças das vias Respiratórias: Xarope de manga: cozinhar o suco natural de manga com mel, até ficar reduzido à metade. Tomar uma colher de sopa de hora em hora.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Cem gramas de manga contêm:
Calorias 66,60 kcal Vitamina B (Tiamina) 51,00 mcg
Água 83,80 g Vitamina B2 (Riboflavina) 56,00 mcg
Carboidratos 15 ,00 g Niacina 0,50 rng
Proteínas 0,40 g Vitamina C (Ácido ascórbico) 43,00 mg
Lipídios 0,30 g Fósforo 21,00 mg
Cinzas 0,50 g Cálcio 2,00 mg
Vitamina A (Retinol equivalente) 220 RE Ferro 0,30 mg

Fonte

http://br.geocities.com/homesalgados/homesalgados_arquivos/manga.jpg
http://www.sensibilidadeesabor.com.br/manga.html
http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=194
http://www.bycarmen.com.br/caracteristicasdasfrutas.htm
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/1999/manga.html
Alfons Balbach e Daniel S. F. Boarim , As Frutas na Medicina Natural


<< anterior

[Cesta de Frutas]
próxima >>