Morango

Nome popular: Morangueiro
Nome científico: Fragaria vesca L
Família botânica: Rosaceae
Origem: Europa

“Morena da cor de jambo
Queria mais um beijinho
Sua boca sabor morango
Me deixou apaixonado
Fiquei logo amarradinho” – Sabor Morango – Negritude Jr

O morango é uma fruta muito delicada e sensível, assim sendo deve ser manipulada o mínimo possível, sendo mais adequado adquirir o produto acondicionado em caixinhas. É uma fruta rica em vitamina C, devendo, portanto, ser consumida o mais naturalmente possível, pois processos do tipo bater, picar, triturar, implica na perda deste nutriente. Por conter uma grande quantidade de vitamina C, o morango evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias.

Ele possui também, em menor quantidade, vitamina B5 (Niacina) e Ferro. A Niacina tem como função evitar problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso e reumatismo; e o mineral Ferro é importante porque faz parte da formação do sangue.

Natural ou em sucos, o morango é recomendado como auxiliar do tratamento da gota e reumatismo. É ainda eficiente contra infecções do fígado, garganta e vias urinárias.

O morango amassado com mel é um bom remédio para os males dos rins; e sua folha em forma de chá purifica o sangue, fortalece e alcaliniza o sistema nervoso, além de ser excelente diurético.

Curiosidades:

• Por ser fruto rasteiro, convém lavá-los cuidadosamente para eliminar eventuais impurezas. Deve-se limpá-los em água corrente e se possível deixá-los de molho em água acidificada (limão ou vinagre) durante 15 minutos.
• Altamente sensíveis, os morangos não podem ser guardados por muito tempo, no máximo por três dias, na geladeira, sem serem lavados, pois a água favorece o apodrecimento.
• No Brasil o seu período de safra é de julho a novembro.
• Na hora de comprar o morango veja se a fruta está firme e vermelha até a folha. É importante também que o morango esteja brilhante (isto garante que a fruta é nova).

• As folhas devem estar verdes escuras e durinhas. E nada de comprar morango verde! O morango não amadurece depois de colhido!
• Até o ano de 1400, o morango era apenas uma frutinha que nascia espontaneamente nas montanhas da Europa. A partir deste ano, horticultores franceses e depois os ingleses, alemães e italianos começaram a cultivar a planta, melhorando a sua qualidade e aumentando o seu tamanho, sem retirar as características naturais do morango.

Fontes:

http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/morangoorientacao.htm
http://letras.terra.com.br/letras/47633/
http://www.hortifruti.com.br/
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/especiais/frutasnobrasil/morango.html
http://zumk_shi.blogspot.com/2004_06_01_zumk_shi_archive.html
EURICO TEIXEIRA DA FONSECA, Frutas do Brasil, Editora SEDREGA, Rio de Janeiro. 1954.
Acervo do Prof. Paulo Bodmer


<< anterior

[Cesta de Frutas]
próxima >>