Pêra

A pêra é o fruto comestível da pereira, uma árvore do gênero Pyrus, e uma das mais importantes frutas de regiões temperadas. A pêra é muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Ideal para regimes, por ter baixo valor calórico cerca de 53 calorias por cada cem gramas de fruto.

Existem inúmeras variedades de pêra, que se diferenciam em forma, tamanho, cor, consistência, sabor, aroma e casca. Pode ter o formato de um violão, de uma bola, etc, com tamanhos que podem variar de 6 a 15 cm de comprimento. A cor pode variar entre o verde, o amarelo, o castanho e o vermelho.

Quanto à consistência, os tipos de pêra variam entre a dura e granulosa e a macia e cremosa, que se desmancha na boca. Entre as muitas variedades cultivadas no Brasil, principalmente no sul do país, e as importadas, as mais conhecidas são: pêra d'água (ou dona joaquina), muito saborosa e de consistência delicada; pêra da aguieira, muito suculenta e aromática; pêra de pé curto, arredondada e semelhante à maçã; pêra de almeida, natural da França, onde é conhecida como duchesse d'Angoulème; pêra de arrátel, também chamada pêra gigante. Além dessas, também são cultivadas outras variedades, como pêra de cristo, pêra de bom cristão, pêra de ferro, pêra de enconcho e pêra de refego.

O valor nutritivo da pêra depende do seu grau de maturação. Quando passada, perde cerca de 3/4 do valor de seus nutrientes. Verde, faz mal para o estômago porque se torna indigesta. No entanto, quando está no ponto, ela é uma fruta excelente. Contém proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas, quase todos concentrados junto à casaca.
Para as pessoas de aparelho digestivo delicado, recomendam-se as pêras macias, descascadas ou, de preferência cozidas. Por possuir quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina ou B12, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo que fortifica o músculo cardíaco e serem essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos e sanam alguns problemas de pele,e possuir ainda vitaminas A e C e ser rica em sais minerais incluindo o Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro, pode ser usada em regimes alimentares, devido a sua leveza e textura e de fácil absorção pelo organismo e tratamentos cardíacos, é um bom complemento alimentício, tanto na formação dos ossos, dentes e sangue como mantêm o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.

Curiosidade:

• Para não escurecer depois de cortada, deve ser respingada com limão.
• É considerado um fruto ideal para regimes devido ao baixo valor calórico, cerca de 53 calorias por cada 100g do fruto.
• A pêra de boa qualidade tem casca firme, sem ser dura (a casca dura indica que a fruta foi colhida antes do tempo e logo ficará murcha, esfarelada e sem sabor), é limpa, sem cortes nem machucados e sem manchas nem picadas de insetos. Para o consumo imediato, compre pêras tenras, sem marcas de apodrecimento.
• Conserve as pêras em lugar fresco, seco e arejado. Não guarde na geladeira porque ela perde parte do aroma e do sabor.

• O valor nutritivo da pêra depende do seu grau de maturação. Quando passada, perde cerca de 3/4 do valor de seus nutrientes. Verde, faz mal para o estômago porque se torna indigesta. No entanto, quando está no ponto, ela é uma fruta excelente. Contém proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas, quase todos concentrados junto à casaca. Para as pessoas de aparelho digestivo delicado, recomendam-se as pêras macias, descascadas ou, de preferência cozidas.

Usos medicinais:

Constipação intestinal - Fazer refeições exclusivas de pêra, de preferência como desjejum.
Digestivos, distúrbios - Proceder como indicado em constipação intestinal .
Hipertensão arterial - Recomenda-se substituir refeições por pêras e passar alguns dias só com pêras, regularmente.
Inapetência - Proceder como indicado em constipação intestinal.
Rins, doenças dos - Proceder como indicado em hipertensão arterial.

Fonte:

http://www.hortalimpa.com.br
http://www.todafruta.com.br
http://pt.wikipedia.org
Dr. Flavio Rotman, A Cultura Popular pela Comida, 17ª ed.,Editora Record, Rio de Janeiro. 1997.
Acervo do Prof. Paulo Bodmer


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