Pêssego

É uma espécie nativa na China. Foi introduzida no Brasil por Martin Afonso de Souza, através de mudas trazidas da ilha da madeira e plantadas em São Vicente, São Paulo.

Árvore de 4 a 6 m de altura, com copa tendendo a globosa. Suas folhas são oblongas a lanceoladas e com curtos pecíolos. Medem de 2 a 5 cm de largura por 14 a 18 cm de comprimento. As margens podem ser serradas, crenadas ou denteadas.

As flores são hermafroditas, de simetrial radial, variam de tamanho e aparecem antes do surgimento das folhas. Apresentam 5 pétalas livres, com androceu formado por numerosos estames e ovário formado pr um carpelo. Os frutos são drupas carnosas, com fino epicarpo,com mesocarpo carnoso e suculento e endocarpo lenhoso que contêm m seu interior, uma amêndoa. A floração ocorre de meados de julho a final de agosto e a frutificação de . A grande maioria dos Pessegueiros requer de 600 a 1000 horas de frio abaixo de 7,2 graus para florescer.

O pêssego é de baixo teor calórico. Mas, em contrapartida, é rico em fibras importantes para o bom funcionamento do intestino. Em menores quantidades aparecem a vitamina B5 (Niacina) e o mineral Ferro.

A Niacina é uma das vitaminas do Complexo B e tem por função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Combate também o reumatismo. Já o Ferro faz parte da formação do sangue.

O período de safra de pêssegos é de novembro a janeiro, quando são encontrados com ótima qualidade e preço convidativo.

Como Comprar:

Os pêssegos maduros têm uma coloração amarelo-avermelhada, dependendo da variedade. Escolha os ligeiramente macios, à pressão dos dedos, e perfumados, para ter certeza de que estão saborosos e doces.

Como Armazenar:

Ao comprar pêssegos verdes, coloque-os em um saco de papel e deixe-os à temperatura ambiente para apressar o amadurecimento. Guarde as frutas maduras na geladeira e consuma dentro de 3 a 5 dias.


Uso medicinal

Erupções cutâneas em geral - Cataplasmas locais das folhas frescas amassadas;ou,do decocto concentrado das folhas secas moídas.
Hemorragias - Uso tópico do caroço bem misturado com uma gema de ovo. Remédio Popular.
Hipertensão arterial - Fazer refeições exclusivas de pêssego. Passar alguns dias só com esta fruta.
Verminose - Infuso das flores em jejum.


Fonte:

http://www.arvoresdeirati.com/index.php?area=descricao&id=266
http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/pessegoorientacao.htm
http://www.hortifruti.com.br
http://www.agrobyte.com.br/frutas_med.htm
Acervo do Prof. Paulo Bodmer
Alfons Balbach e Daniel S. F. Boarim , As Frutas na Medicina Natural
EURICO TEIXEIRA DA FONSECA, Frutas do Brasil, Editora SEDREGA, Rio de Janeiro. 1954.


<< anterior

[Cesta de Frutas]
próxima >>