Exposição: Uma História de Sucesso

Coleção:: Yolanda Roberto

 

PAINEL 04

Este "Kewpie" proclama as vantagens dos saltos de borracha Pirelli.

                                    Eu prefiro a azul, e você?


ACESSÓRIOS PARA VESTUÁRIOS

        No vestuário humano e seus acessórios perce-se uma busca permanente de beleza, originalidade e comodidade. As transformações que sofreram são evidentes e podem ser acompanhadas em livros e estampas dedicados ao assunto. Neles vê-se a influência de fatores sociais, como a imitação, que gera a moda, as invenções que produzem novos materiais, ou as modificações dos padrões morais, que revolucionam os costumes. A publicidade sempre teve sua parte nestas transformações, informando ou persuadindo os usuários do que se passava no mundo volúvel do vestuário. Os cartões-postais e os cartazes publicitários dão-nos conta de que à beleza anunciada deveria corresponder a beleza visual da mensagem. Por isto, houve apelo a artistas famosos que não se julgaram diminuídos ao emprestar sua celebridade e inspiração à publicidade de luvas, perfumes, sapatos, etc. Foi o caso de A. Wilquin, cujos trabalhos aparecem em dois cartões deste painel. Não menos belos são os cartões de propaganda dos Sapatos Raoul, ilustrado com figuras de famosas divas, como Sarah Bernhardt, Ivette Guilbert e Rejane. Mas também havia o recurso ao humor, visível no cartão-postal da criança anunciando certa marca de suspensórios, nas mulheres que se encobrem com fazendas tingidas pela Tintulina, ou no garoto que proclama as vantagens dos saltos de sapato fabricados pela Pirelli. (Elysio Belchior)


ACESSOIRES POUR VÊTEMENTS

        Dans les vêtements et leurs accessoires, on remarque une recherche permanente de beauté, d'originalité et de confort. Les transformations qu'ils ont subi sont évidentes et peuvent être accompagnées dans des livres et gravures destinés au sujet. On y voit l'influence de facteurs sociaux comme l'imitation, qui donne origine à la mode, les inventions qui produisent de nouveaux matériaux ou les modifications des règles morales qui révolutionnent les coutumes. a publicité a toujours eu sa part dans ces transformations, donnant des renseignements ou persuadant les usagers de ce qui se passait dans le monde changeant des vêtements. Les cartes postales et les affiches publicitaires nous font voir qu'à la beauté annoncée devrait correspondre la beauté visuelle du message. A cause de cela on a fait appel à des artistes fameux qui ne se sont pas sentis diminués en prêtant leur célébrité et leur inspiration, à la publicité de gants, de parfums, de souliers, etc. C'est le cas de A. Wilquin, dont les travaux paraissent sur deux cartes de ce tableau. Aussi belles sont les cartes de publicité des souliers Raoul, illustrées avec les dessins d'ertistes fameuses, comme Sarah Bernhardt, Ivette Guilbert et Réjane.
         Mais il y avait, aussi, le recours à l'humour, visible sur la carte postale de l'enfant annonçant une certaine merque de bretelles, sur la carte où les femmes se couvrent avec des tissus teints par Tintulina, et sur celle où le garçon proclame les avantages des talons des souliers fabriqués par Pirelli.

        
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