| Exposição: Uma História de Sucesso |
Coleção:: Yolanda Roberto
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PAINEL
04
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Este "Kewpie"
proclama as vantagens dos saltos de borracha Pirelli. Eu prefiro a azul, e você? |
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No vestuário humano e seus acessórios perce-se uma busca permanente de beleza, originalidade e comodidade. As transformações que sofreram são evidentes e podem ser acompanhadas em livros e estampas dedicados ao assunto. Neles vê-se a influência de fatores sociais, como a imitação, que gera a moda, as invenções que produzem novos materiais, ou as modificações dos padrões morais, que revolucionam os costumes. A publicidade sempre teve sua parte nestas transformações, informando ou persuadindo os usuários do que se passava no mundo volúvel do vestuário. Os cartões-postais e os cartazes publicitários dão-nos conta de que à beleza anunciada deveria corresponder a beleza visual da mensagem. Por isto, houve apelo a artistas famosos que não se julgaram diminuídos ao emprestar sua celebridade e inspiração à publicidade de luvas, perfumes, sapatos, etc. Foi o caso de A. Wilquin, cujos trabalhos aparecem em dois cartões deste painel. Não menos belos são os cartões de propaganda dos Sapatos Raoul, ilustrado com figuras de famosas divas, como Sarah Bernhardt, Ivette Guilbert e Rejane. Mas também havia o recurso ao humor, visível no cartão-postal da criança anunciando certa marca de suspensórios, nas mulheres que se encobrem com fazendas tingidas pela Tintulina, ou no garoto que proclama as vantagens dos saltos de sapato fabricados pela Pirelli. (Elysio Belchior) |
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Dans
les vêtements et leurs accessoires, on remarque une recherche permanente
de beauté, d'originalité et de confort. Les transformations
qu'ils ont subi sont évidentes et peuvent être accompagnées
dans des livres et gravures destinés au sujet. On y voit l'influence
de facteurs sociaux comme l'imitation, qui donne origine à la mode,
les inventions qui produisent de nouveaux matériaux ou les modifications
des règles morales qui révolutionnent les coutumes. a publicité
a toujours eu sa part dans ces transformations, donnant des renseignements
ou persuadant les usagers de ce qui se passait dans le monde changeant
des vêtements. Les cartes postales et les affiches publicitaires
nous font voir qu'à la beauté annoncée devrait correspondre
la beauté visuelle du message. A cause de cela on a fait appel
à des artistes fameux qui ne se sont pas sentis diminués
en prêtant leur célébrité et leur inspiration,
à la publicité de gants, de parfums, de souliers, etc. C'est
le cas de A. Wilquin, dont les travaux paraissent sur deux cartes de ce
tableau. Aussi belles sont les cartes de publicité des souliers
Raoul, illustrées avec les dessins d'ertistes fameuses, comme Sarah
Bernhardt, Ivette Guilbert et Réjane. |