Exposição: Recordando Portugal em Antigos Bilhetes Postais

Coleção: Klaus W. Gruner

 

Painel 29

 


1. Todo o Portugal Colabora no / Concurso dos Fósforos / Patria.
2. Fósforos Patria / Os melhores / e os que mais vantagem oferecem aos consumidores.
3. Seguros Postaes / “Triumfo”.
4. Spidoléine / não perde Viscosidade.
5. Casa Penim / Tecidos Chics / Rua Augusta, 184-186 / Lisboa.
6. Cerveja de Coimbra / Topazio – Onix – Aviz / As Marcas que se Impoem.
7. O Trigo da Nossa Terra é a Fronteira que melhos nos Defende / Campanha Nacional do Trigo.
8. O Telefone lança na Sombra todos os Meios de comunicação.
9. Campanha Nacional do Trigo / O Trigo da nossa Terra é a Fronteira que melhor nos Defende.
10. Beira Alta / Figueira da Foz / Portugal (Edição do Ca. dos Cos. De Ferro da Beira Alta).
11. Portugal / Espinho / Praia (Sofisticado desenho Arte Deco).
12. Beira Alta / Figueira da Foz / Portugal / (Edição da Ca. Dos Cos. De Ferro da Beira Alta).

 

 

PUBLICIDADE DOS ANOS 20 E 30

        A imagem publicitária adapta-se aos gostos e estilos artísticos dominantes da colectividade. Grandes artistas são chamados pelo empresários a romperem com as tradições do desenho. Surgem anúncios em Art Noveau (ainda no 1º quartel do séc. XX) e Art Deco (uma grande expressão plástica que penetrou através do desenho industrial) em muitos domínios da vida quotidiana (habitação, discussão de interesses, mobiliário, iluminação, serviços de louça e vidro, etc.).
        Imagens sugestivas, simples, belas, impõem-se à visão mais do que as palavras que recuam face ao desenvolvimento integral da imagem. Os postais ilustrados parecem agora mais cartazes do que propriamente postais. São cartazes em miniatura. Os transportes e comunicações e as suas formas de concorrência são questionadas na publicidade de forma nunca vista. As telecomunicações com o telefone de comutação automática, ganham relevo. Nascem slogans que participam nas grandes controvérsias nacionalistas da época, como é o caso da Campanha Nacional do Trigo da época salazarista (1930-33). Os empresários e o Estado procuram grandes artistas que se especializam em publicidade: Almada Negreiros (1893-1970), Carlos Botelho (1899-1982), Jorge Barradas (1894-1971), Stuart Carvalhais (1887-1961), Acácio Lino (1878-1956).
(Marcelo del Cima)


ADVERTISING OF THE 20’S AND 30’S

        The advertising image adapts itself to predominant tastes and styles of a community. Great artists are called by entrepreneurs to break away from the molds of traditional design.
        Art Nouveau and Art Dco,(a great plastic mean of expression that was introduced through industrial design), start to appear in many quarters of daily life (housing, discussion of interest, furnishings, lighting, china and glass services, etc.).
        Simple, beautiful, suggestive images impose themselves to our vision, above words, which take a back seat when faced with the total development of such images. The illustrated postcards seem to become more like posters than postcards as such.
        They are miniaturizes posters. Transportation and communications, and their competitors, are questioned in a manner never before witnessed in publicity. The telecomunnications, wih the added automatic exchange, gain a new dimension. Slogans are born which become part of the great nationalistic controversies of the time, as it is the case of The National Wheat campaign during Salazar’s epoch (1930-1933). The entrepreneurs and the State both look for artists who specialize in advertisement: Almada Negreiros (1894-1970), Carlos Botelho (1899-1982), Jorge Barradas (1894-1971), Stuart Carvalhais (1887-1961) and Acácio Lino (1878-1956).

 

<< anterior

 [Painéis]
próximo >>