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DOS ANOS 20 E 30
A
imagem publicitária adapta-se aos gostos e estilos artísticos
dominantes da colectividade. Grandes artistas são chamados pelo
empresários a romperem com as tradições do desenho.
Surgem anúncios em Art Noveau (ainda no 1º quartel do séc.
XX) e Art Deco (uma grande expressão plástica que penetrou
através do desenho industrial) em muitos domínios da vida
quotidiana (habitação, discussão de interesses, mobiliário,
iluminação, serviços de louça e vidro, etc.).
Imagens sugestivas, simples,
belas, impõem-se à visão mais do que as palavras
que recuam face ao desenvolvimento integral da imagem. Os postais ilustrados
parecem agora mais cartazes do que propriamente postais. São cartazes
em miniatura. Os transportes e comunicações e as suas formas
de concorrência são questionadas na publicidade de forma
nunca vista. As telecomunicações com o telefone de comutação
automática, ganham relevo. Nascem slogans que participam nas grandes
controvérsias nacionalistas da época, como é o caso
da Campanha Nacional do Trigo da época salazarista (1930-33). Os
empresários e o Estado procuram grandes artistas que se especializam
em publicidade: Almada Negreiros (1893-1970), Carlos Botelho (1899-1982),
Jorge Barradas (1894-1971), Stuart Carvalhais (1887-1961), Acácio
Lino (1878-1956). (Marcelo del Cima)
ADVERTISING OF THE 20’S AND 30’S
The
advertising image adapts itself to predominant tastes and styles of a
community. Great artists are called by entrepreneurs to break away from
the molds of traditional design.
Art Nouveau and Art Dco,(a
great plastic mean of expression that was introduced through industrial
design), start to appear in many quarters of daily life (housing, discussion
of interest, furnishings, lighting, china and glass services, etc.).
Simple, beautiful, suggestive
images impose themselves to our vision, above words, which take a back
seat when faced with the total development of such images. The illustrated
postcards seem to become more like posters than postcards as such.
They are miniaturizes
posters. Transportation and communications, and their competitors, are
questioned in a manner never before witnessed in publicity. The telecomunnications,
wih the added automatic exchange, gain a new dimension. Slogans are born
which become part of the great nationalistic controversies of the time,
as it is the case of The National Wheat campaign during Salazar’s
epoch (1930-1933). The entrepreneurs and the State both look for artists
who specialize in advertisement: Almada Negreiros (1894-1970), Carlos
Botelho (1899-1982), Jorge Barradas (1894-1971), Stuart Carvalhais (1887-1961)
and Acácio Lino (1878-1956).
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