|
ATORES
FRANCESES
Os
escritores do Teatro Francês do século XIX tiveram particularmente
notáveis intérpretes contemporâneos para representar
suas obras; atores de extraordinário porte, talento e dicção
que deram alma e vida a personagens predestinados ou não a serem
longamente glorificados; atores franceses que se afirmaram ao correr de
décadas, criando, recriando e consagrando papéis, fazendo-os
figurar temporariamente ou para sempre entre os mais importantes das peças
teatrais do repertório mundial.
Amados na França
e admirados em toda a Europa, muitos dessa pleiade de artistas foram aplaudidos
no Brasil. Andre Antoine, o fundador do Theatre Libre, apresentou-se no
Teatro Lírico do Rio de Janeiro em 1903.
Constant Coquelin, dito
Coquelin aine, irmão de Ernest Coquelin (Coquelin cadet), veio
pela primeira vez ao Brasil em 1888, retornando em 1890, em 1905, com
seu filho Jean Coquelin, e em 1907, Maurice De Feraudy apresentou-se no
Teatro Lírico do Rio e no Teatro Politeama de São Paulo
em 1908, ressurgindo no Brasil em 1929. Lucien Guitry, pai de Sacha Guitry,
estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1911, inaugurando com
Henriette Roggers a temporada. Retornou em 1912, com Jeanne Provost e
em 1916, com Madeleine Celiat. André Brule assinalou sua estréia
no Municipal em 1914, com Suzanne Mieris, as vésperas da Primeira
Guerra Mundial. Voltou em 1917, com Regina Badet, em 1918, com Suzanne
Delve e em 1930, com sua esposa Madeleine Lely. Entre outros famosos atores
franceses que se apresentaram no Teatro Municipal tivemos ainda Victor
Boucher (1910 e 1929), Felix Huguenet (1913, 1915 e 1920) e Pierre Magnier
(1923, 1933 e 1935).
Da coleção, destacamos um cartão-postal do grande
Mounet-Sully, autografado em Paris, em 1904.
FRENCH
ACTORS
The
French theatre authors of the XIX th. Century had particulary outstanding
contemporary interpreters to act in their plays; they were actors with
extraordinary bearing, talent and diction who gave life and soul to characters
who were destined, or not, to be enduringly glorified; French actors who
asserted themselves throughout the decades creating, recreating and consecrating
parts, placing them temporalily or eternally among the most important
plays of world theatre repertoire.
Beloved in France and
admired throughout Europe, this pleiad of actors was applauded in Brazil.
André Antoine, founder of the Theatre Libre performed at the Lyric
Theatre of Rio de Janeiro, in 1903. Constant Coquelin, a k a Coquelin
aine, a brother of Ernest Coquelin (Coquelin cadet), came to Brazil in
1888 for the first time, having returned in 1890 and 1905 with his son
Jean Coquelin and once again in 1907. Maurice de Feraudy performed at
the Lyric Theatre of Rio, at the Politeama Theatre in São Paulo
in 1908, returning once again in 1929. Lucien Guitry, Sacha Guitry's father,
made his debut at the Municipal Theatre in Rio de Janeiro, in 1911 inaugurating
that year's season having Henriette Roggers at his side. He returned in
1912 with Jeanne Provost and in 1916 with Madeleine Celiat. André
Brule marked his first appearance at the Municipal Theatre in 1914 beside
Suzanne Mieris at the brink of the first World War. He returned in 1917
with Regina Badet, in 1918 with Suzanne Delve and in 1930 with his wife,
Madeleine Lely.
From this collecion we
have set apport a postcard of the great Mounet-Sully, autographed in Paris
in 1904.
|