PAINEL 04

1. JANE HADING (1859-1933) como Josephine de Beauharnais em Plus Que Reine, de Émile Bergerat. Fo. Reutlinger (Paris, 1899). Ed. S.I.P. (1901).
2. AMELIE DIETERLE (Nascida em 1873). Atriz de variedades e cantora de operetas. Fot. Reutlinger. Ed.S.I.P.(1901).
3. GENEVIEVE LANTELME (1882-1911), atriz dramática.
4. CORA LAPARCERIE-RICHEPIN (1875-1951), atriz dramática e empresária.
5. EUGENIE SEGOND-WEBER (1867-1945).
6. REGINA BADET (1875-1949), atriz dramática e bailarina. Fot.P.Boyer, Paris.
7. MARTHE BRANDES (1862-1930). Fo.Reutlinger, Paris. Ed.S.I.P.(1901).
8. GILDA DARTHY (nascida em 1878).
9. MARTHE REGNIER (nascida em 1880).
10. SUZANNE DESPRES (1874-1951). Fot. A . Bert.
11. SUZANNE MIERIS, como Eunice em Quo Vadis, de Émile Moreau.
12. JULIA BARTET (1854-1941) Fot.A .Bert.
13. GABRIELLE DORZIAT (nascida em 1879). Série Nos Artistes dans leur loge (no. 261).
14. AIMÉE TESSANDIE (1851-1923). Série Nos Artistes dans leur loge (no. 175).
15. MARGUERITE MORENO (1871-1948). Série Nos Artistes dans leur loge (no. 212).
16. CÉCILE SOREL (Celine Seure; 1873-1966), atriz dramática e comediante.
17. MADELEINE LELY.
18. POLAIRE (Emilia Zouze; 1879-1939), atriz francesa, nascida na Argélia.
19. GABRIELLE ROBINNE de la Comédie-Francaise.



1


ATRIZES FRANCESAS

        Entre a segunda metade do século XIX e o primeiro quartel do século XX, floresceram na França numerosas atrizes que alcançaram ao longo de suas carreiras e através do tempo, imensa popularidade e idolatria, inspirando a obra de célebres escritores e enriquecendo arte dramática e o Teatro Francês. Muitas dessas mulheres de espírito incomum e igualmente peregrino, formaram ou fizeram parte de grandes companhias teatrais, excursionando pelo mundo, levando sua arte.
        Assim como as notáveis Sarah Bernhardt e Gabrielle Rejane, várias destacadas atrizes francesas, suas contemporâneas, se apresentaram no Brasil. Jane Hading estreou no Teatro São Pedro de Alcantara do Rio de Janeiro em 1903 e passou em seguida a ocupar o Teatro Lírico (anteriormente chamado Imperial Teatro D.Pedro II), onde já havia se apresentado durante sua primeira tournée a América do Sul em 1888, ao lado de Coquelin aine. Amelie Dieterle apresentou-se no Lírico e no Teatro Santana, de São Paulo, em 1904, com a companhia Loie Fuller e dividiu com a famosa bailarina norte-americana os espetáculos, os aplausos e as atenções do público. Em 1905, surgiram em cena Gilda Darthy e Marguerite Moreno, trazidas pelas mãos de Coquelin que vinha pela penúltima vez ao Brasil. Suzanne Despres e Cora Laparcerie também exibiram aqui seus talentos parisienses, triunfando na temporada de 1906 do Teatro Lírico e do Teatro Santana. Em tournée com Maurice De Feraudy, a célebre Marthe Brandes arrebatou em 1908 as platéias do Lírico e do Teatro Politeama de São Paulo. Em 1910, foi a vez de Marthe Regnier, que se apresentou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, retornando em 1913. Entre outras raízes francesas que se apresentaram no Teatro Municipal, tivemos ainda Suzanne Mieris (1914), Regina Badet (1917), Gabrielle Dorziat (1913) e Madeleine Lely (1930). Posteriormente, a legendária Cécile Sorel apresentou-se no Rio e no Teatro Municipal de São Paulo, quase aos 65 anos de idade, com sua grande companhia francesa de comédias.


FRENCH ACTRESSES

        Between the second part of the XIX th century and the first quarter of XX th century, many actresses flourished in France and reached enormous popularity being idealized during their long careers, while inspiring the works of famous writers and enriching the dramatic Arts and the French Theatre. Several of these women of unusual and wondering minds, either formed their own, or belonged to great theatrical companies and went on long excursions around the world taking along their art.
        As with the remarkable Sarah Bernhardt and Gabrielle Rejane, several outstanding French actresses of the time performed in Brazil. Jane Hading held her opening performance at the São Pedro de Alcantara Theatre in Rio de Janeiro in 1903, and went on to play at the Lyric Theatre (previosly called he Imperial D. Pedro II Theatre), where she had already been seen during her first tour of South America in 1888, at the side of Coquelin dine. Amelie Dieterle performed at Lyric in Rio, and at the Santana Theatre in São Paulo in 1904 with Loie Fuller's company, and shared the performances, the public's applause and attention with the famous North American dancer. Brought over by Coquelin, who was on his last but one tour of Brazil, Gilda Darthy and Marguerite Moreno were introduced in 1905. Suzanne Despres and Cora Laparcerie also demonstrated their parisian talents triumphing during the 1906 season at the Lyric and the Santana theatres.

        
<< painel anterior
[Painéis]
painel seguinte >>