| CARACTERIZAÇõES
Transportados
de lendas ou de célebres para uma das mais completas das Artes,
são muitos os personagens de óperas famosas que se destacaram
dos libretos e partituras e assumiram uma existência quase real.
Tamanha a força com que foram imaginados e o vigor com que foram
vividos em cena, esses papéis adquiriram respeito e consagração,
ganhando interpretações marcantes em diferentes gerações.
Grandes artistas encontraram sua fama em atuações que o
tempo tornaria lendárias, e permaneceriam inesquecíveis
em determinadas caracterizações. Muitos tiveram a glória
de criar o papel, de vivê-lo pela primeira vez e de terem até
sido escolhidos para isso pelo próprio compositor.
Entre as grandes criações que o cartão-postal pode
registrar, tivemos a da Tosca, de Puccini, no Teatro Costanzi de Roma
em 1900, pela soprano romena Hariclée Darclee; a Pelleas et Melisande,
de Debussy, apresentada na Opera-Comique de Paris em 1902, com soprano
escocesa Mary Garden no papel-título feminino; e a de La Fanciulla
del West, de Puccini, que teve sua estréia mundial no Metropolitan
Opera House de Nova Iorque em 1910 e sua estréia na França,
na Ópera de Paris em 1912, tendo em ambas, Caruso no principal
papel masculino.
Das caracterizações apresentadas destacamos a de Gabriella
Besanzoni Lage como Carmen, de Bizet. A contralto italiana firmou-se no
papel-título, tornando-se em sua época uma de suas maiores
intérpretes.
CHARACTERIZATIONS
Transposed
from legends or famous classic works in one of the most complete forms
of the Arts, many opera characters stood out from the librettos and musical
scores and took on an almost real existence. So great was the strenght
with which they were imagined and the vigour with which they were performed
that these parts acquired respect and acclaim, attaining remarkable interpretations
throughout different generations.
Great interpreters reached their fame through performances that were made
legendary by the passing of time, and would remain unforgettable by virtue
of certain characterizations. Several of them had the glory of creating
a part, of bringing it to life for the first time, and even of having
been chosen for it by the author himself.
Among the great creations that were able to be recorded in postcards,
we had the opera Tosca, by Puccini, sung by the Romanian soprano Hariclee
Darclee at the Costanzi Theatre in Rome, in 1900; Pelleas and Melisande,
by Debussy, presented at the Opera-Comique in Paris, in 1902, with the
Scottish soprano Mary Garden playing the leading female role and La Fanciulla
del West, by Puccini, which had its world premiere at the Metropolitan
Opera House in 1910, and opened in France at the Paris Opera House in
1912, both presenting Caruso in the male leading role.
|