História Folclore Carnaval Temáticos
          mapa

COLEÇÃO DE RÓTULOS DE CACHAÇA

Luiz Edmundo Costa

        Existem colecionadores que se dedicam a rótulos de cachaça, eu pessoalmente só conheço um, mas sei que Mário Souto Maior, autor do livro “Cachaça” e um seu amigo, são possuidores de belíssimas coleções. O advogado Eurico Viveiro de Castro, morador na cidade do Rio de Janeiro, também o é, e com este é que faço trocas de rótulos nos intervados de cada virada de um copo.
        A Faculdade de Agronomia Luiz Queiroz, na cidade de Piracicaba, tem exposto em um de seus prédios, para quem quiser ver, uma “pingoteca”, com uma fabulosa coleção de garrafas de cachaça. Seu acervo é para mais de 2.000 exemplares, e as marcas ali expostas têm no mínimo 20 anos.
        Existe também, no Museu do Homem Nordestino, em Recife, uma grande coleção de rótulos que pertenceram ao grande músico, crítico e folclorista “Almirante”.
        Dentre os rótulos a mim presenteados, dois se destacam. São os fabricados por Antonio de Bulhões Barbosa, Diretor do SENAI de Alagoas e seu assessor, Paulo Jucá. Eles me ofertaram rótulos com meu nome e com o de minha esposa, para que eu pudesse ceder aos amigos uma cachaça personalizada. Estes rótulos ainda fazem sucesso quando alguém recebe a “Luiz Edmundo Costa – o rei dos biriteiros ou “Santa Vivian Hardman – a padroeira dos cachaceiros” (1987).


[História]
 [Folclore] [Carnaval] [Temáticos] [Textos]
[Cultura] [Seminários] [Mapa do Site] [Rio Antigo]