Renata Lima |
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A invenção
de um líquido numa tarde de verão de 1886 viria a se tornar
parte da história do mundo e das civilizações. Nada
foi mais visionário do que a invenção tão
despretensiosa, e quase por acaso, do farmacêutico Dr. John Styth
Pemberton do que o famoso xarope. |
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Devemos lembrar que a
Coca-Cola já conseguia se difundir em diferentes pontos da terra
antes do advento da televisão, fenômeno este que aconteceu
graças a uma forte campanha publicitária feita através
de cartazes e anúncios em revistas, esquema seguido até
hoje. Convém lembrar que os padrões técnicos de publicidade
não só no Brasil como no mundo são relativamente
recentes, quando surgiram as primeiras campanhas publicitárias
da Coca-Cola, elas estavam indiretamente fazendo uma nova escola de propaganda
e marketing. |
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Este sabor e esta qualidade
que atravessa mais de um século não depende somente de uma
fórmula secreta e de uma bem sucedida campanha publicitária,
mas também de outros fatores que dão um toque no sabor final
do xarope do Dr. Pemberton, como: |
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RÉPLICAS DE CARRINHOS
DA COCA-COLA
A coleção de miniatura de carrinhos da Coca-Cola, onde ,muitos podem ser considerados verdadeiras maquetes, ocupa hoje um lugar de destaque entre os colecionadores. O colecionismo deste tema se expandiu tanto no mundo inteiro que foram criadas associações, clubes, empresas e muitos outros empreendimentos visando o colecionismo. A COCA-COLA PRESENTE NA HISTÓRIA
DAS CIVILIZAÇÕES
"Em todos os momentos
que fazem a história você bebe Coca-Cola". |
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Em 1945,
o então presidente da Coca-Cola Robert Woodruff faz uma campanha
promocional - para incentivar os soldados que haviam participado da guerra
- em que um homem fardado podia comprar uma garrafa de Coca-Cola ao preço
simbólico de $5 cents quando o preço regular era de $50
cents.
No Brasil a publicidade da Coca-Cola ficava atenta aos acontecimentos e aos fatos que poderiam cada vez mais nacionalizar o consumo deste líquido, e nada mais nacional e popular do que o Carnaval e, assim a Coca-Cola abre alas no samba. A Coca-Cola promove em 1957 junto com o jornal "Última Hora" um concurso chamado "Tamborim de Ouro", a escola que apresentasse o melhor samba enredo tendo a Coca-Cola como tema seria a vencedora. Este concurso durou cinco anos e terminou para dar lugar a outras promoções da Coca-Cola junto ao Carnaval. Hoje um troféu deste que era um tamborim imitando a tampinha de Coca-Cola estilizada é disputado entre os leilões internacionais e pelos colecionadores brasileiros bem como as fotos originais e também os cartazes promocionais da época. |
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O COLECIONISMO DA COCA-COLA
Os anos 40 foram cenário
para o desembarque da Coca-Cola no Brasil, que chega simultaneamente em
Recife e no Rio de Janeiro. Em Recife foram criadas pequenas fabriquetas
apenas para servir aos soldados estrangeiros que ao tomar o líquido
se sentiam em casa. |
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O COLECIONISMO
DA MARCA NO BRASIL
Apesar da Coca-Cola ser
amplamente comercializada, sua coleção não é
muito difundida no Brasil. Em termos de vendagem do líquido, o
Brasil ocupa o 3º lugar entre os 210 países consumidores,
mas em termos de colecionismo os primeiros lugares estão com os
Estados Unidos, Canadá, França e Alemanha. A posição
do Brasil não está definida, mas grandes passos vêm
sendo dados para um desenvolvimento natural do tema como, por exemplo,
o surgimento desta revista e o destaque ao item Coca-Cola como fator importante
de colecionismo. |
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| Nesta época
a Coca-Cola incentivava não só o consumo no balcão,
mas principalmente o consumo em casa e nascia o vasilhame do lar, sobre
uma intensa campanha publicitária onde os brindes e promoções
proliferavam, e para deleite do colecionador desta época enriquecia
as coleções com novos itens lançados quase que semanalmente. Em 1970 chega ao Brasil a Coca-Cola em post mix ou a vulgar Coca-Cola de máquina onde ela é feita na hora e servida em copo. A instalação do primeiro post mix no Brasil foi na casa Rick do Leblon que pertencia a Ricardo Amaral. Dentre os "mistérios" emocionais que formam o perfil do colecionador brasileiro sistemático ou ocasional se destacam dois itens , por exemplo, as garrafinhas em miniaturas lançadas no mundo inteiro e a miniatura de engradado de madeira lançado no Brasil. Estes dois brindes compõem hoje um destaque em famosas coleções e também são colecionados por pessoas que nunca tiveram vontade de colecionar nada, mas não resistem às miniaturas que são normalmente encontradas, decorando salas de casas das mais variadas condições sócio-econômicas. Esta promoção era conhecida pelo slogan: "As tampinhas por garrafinhas". |
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PAIXÃO É ISSO
AÍ!
Por não termos
uma formação cultural ligada ao colecionismo, no Brasil
colecionadores profissionais como o Sr. Geraldo Augusto Gayoso, 38 anos,
contam compouco apoio, incentivo ou divulgação para suas
coleção, que pode ser considerada um verdadeiro museu. |
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DICAS PARA O COLECIONADOR
A Coca-Cola no Brasil não possui um departamento específico
ao colecionador, mas o telefone 0800 212121 - Atendimento ao Cliente,
e o endereço: Por ser o tema Coca-Cola de suma importância, a matéria terá continuação em várias edições. Na próxima edição serão abordados alguns itens, como: - A importância comercial da marca Coca-Cola no colecionismo; - Coca-Cola esporte e cultura; - Museu da Coca-Cola. Esta matéria foi realizada tendo como fonte de pesquisa: Renata Lima é nossa colaboradora no tema "Coleções" |
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| OBS: Renata Lima, colecionadora de Antigüidades Gráficas, publicou este artigo, originariamente na mídia impressa e com uma diagramação diferente, na revista Collector's Magazine nº 2, 1996, p. 26-32, que saiu apenas até o nº 6, sumindo depois de circulação. Collector's Magazine era uma revista extraordinária de multi-colecionismo. | |